Grande Curitiba

Semana do Trânsito distribui antena corta pipa/ anticerol para motociclistas

Ação ocorrerá nesta quinta-feira (25) na Sede dos Agentes de Trânsito. Documentação do veículo precisa estar regular e sem pendências
25 de novembro de 2021 às 17:06
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Durante a Semana Municipal de Trânsito diversas atividades educativas estão sendo realizadas visando conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre o respeito às normas de trânsito. Nesta quinta-feira (25), ocorrerá uma ação voltada para os motociclistas na Sede dos Agentes de Trânsito*. Às 14 horas serão distribuídas e instaladas antenas corta pipa – anticerol nas motos dos condutores que se dirigirem ao local com toda documentação do veículo regular e sem pendências.

Com um gancho na ponta, a antena auxilia na prevenção de acidentes cortando linhas de pipa reforçadas com cerol. A ferramenta se adapta a qualquer tipo de guidão e tem instalação rápida, sendo possível fechá-la ou baixá-la quando o motociclista quiser. A instalação da antena não é obrigatória por lei, mas serve como um cuidado a mais e proteção ao motociclista, podendo salvar vidas.

“Tenha mais segurança utilizando na moto antena corta pipa. Soltar pipas ainda é uma prática muito utilizada em diversas regiões de nosso país, mas o uso de cerol é proibido pelo risco que traz. O estrago dessas linhas pode ser grande se pegar no pescoço de um motociclista”, alerta o coordenador de Educação para o Trânsito, Ivan Márcio Fonseca Filho. As antenas foram obtidas por meio do Programa Vida no Trânsito, assim como outros materiais informativos que estão sendo distribuídos na Semana Municipal de Trânsito.

CEROL – Proibido por lei

Por meio da lei 20.264/20, o Estado do Paraná proibiu “a posse, o uso, a fabricação, a comercialização e o transporte da mistura de cola e vidro, popularmente conhecida como cerol ou linha chilena, bem como de qualquer outro produto que atribua efeito cortante aos fios utilizados na prática de empinar pipa”. Em situações assim, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 para verificar o caso. A lei estadual prevê multa e destaca que, além desta, pode haver outras sanções, como as previstas na legislação penal.

*Sede dos Agentes de Trânsito: Avenida Victor do Amaral, 1815. Centro de Araucária