Grande Curitiba

Semana do Trânsito orienta mais de mil pessoas em Araucária

Atividades educativas foram feitas para conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre às normas de trânsito
29 de novembro de 2021 às 17:00
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Durante a Semana Municipal de Trânsito (SMT) ocorrida entre os dias 22 a 28 de novembro, diversas atividades educativas foram feitas em Araucária para conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre o respeito às normas de trânsito. O tema da SMT desse ano visa fortalecer o cumprimento da legislação de trânsito por todos, pois a redução dos acidentes não depende apenas de ações do poder público. Foram realizadas blitze educativas e orientativas, distribuição de corta pipa para motociclistas e de kits educativos, orientações para motoristas de veículos públicos municipais, Pedalada Noturna, live com autoridades de trânsito e participação no GP de ciclismo.

Segundo estimativa dos organizadores da Semana Municipal de Trânsito – profissionais do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo – mais de mil pessoas foram atingidas pela campanha. A Pedalada Noturna reuniu cerca de 100 participantes na quarta-feira (24), que ouviram dicas sobre boas práticas no trânsito e foram acompanhados em todo trajeto do passeio. Na quinta-feira (25), foi feita uma ação voltada para os motociclistas na Sede dos Agentes de Trânsito. Foram distribuídas e instaladas 400 antenas corta pipa – anticerol nas motos dos condutores que estavam com toda documentação do veículo regular e sem pendências.

Cerca de 500 kits foram distribuídos em uma sacola de tecido, com cartilhas orientativas sobre legislação, cartilhas infantis para colorir, porta documentos, faixa refletiva para ciclistas e bafômetro descartável. Internamente, motoristas de veículos públicos municipais também foram visitados pelos agentes e além de orientação, foram distribuídos protetores solares para o painel dos carros oficiais.

Nas blitze educativas foi reforçada a importância de estar sempre com tudo regularizado, faróis funcionando, manutenção do carro atualizada, uso de cinto de segurança e em dia com as taxas e impostos. Segundo os agentes de trânsito, alguns tributos amparam com indenização os motoristas em caso de acidentes, sendo uma proteção para eles mesmos. Todas essas dicas são meios de evitar acidentes e minimizar prejuízos.

Medidas de prevenção constantes

O Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Urbanismo, faz blitz regularmente com intuito de coibir atitudes perigosas e toma medidas cabíveis em caso de irregularidades. Além disso, faz estudos para melhorar a fluidez nas vias, investe em medidas para prevenir acidentes como: manutenção dos asfaltos, melhoria na iluminação publica e implantação de sinalização vertical/horizontal. “Investir em segurança viária previne acidentes e também ajuda a ter menos vítimas, o que diminui uma parcela da demanda de atendimentos de saúde”, finaliza o engenheiro de trânsito, Luiz Gouvêa.