Grande Curitiba

FIM DE SEMANA: Araucária recebe Campeonato Brasileiro de Arco e Flecha no Joval

A entrada das pessoas durante a competição será livre e a organização apenas pede o silêncio do público para não comprometer a concentração dos atletas, bem como o uso necessário de máscara
9 de dezembro de 2021 às 17:28
(Imagem: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro, Araucária será sede do Campeonato Brasileiro de Arco e Flecha da Associação Field Brasil (BIAC 2021). A competição, também conhecida como Copa Ronaldo Nacaxe, ocorre a cada dois anos e está em sua 4ª edição. A Prefeitura de Araucária é apoiadora desse evento que será no Ginásio Joval de Paula Souza, no Parque Cachoeira. A entrada das pessoas durante a competição será livre e a organização apenas pede o silêncio do público para não comprometer a concentração dos atletas, bem como o uso necessário de máscara.

Segundo a organização, neste ano estão inscritos 114 arqueiros, divididos em 42 categorias, vindos de 20 polos participantes de todo o Brasil. O arqueiro mais velho tem 76 anos e o mais novo tem 11 anos. É o mais importante torneio nacional nesta modalidade e, nesta prova, os arqueiros terão que disparar 60 flechas por dia, divididos e 12 seções de cinco flechas cada. Ou seja, cada arqueiro irá atirar 120 vezes, com pontuação máxima de 5 pontos a cada disparo e será campeão aquele que alcançar maior pontuação somados os dois dias de prova.

Durante a sexta-feira (10) ocorrerá o credenciamento dos atletas e treino de tiro livre. Às 18 horas, está prevista a abertura oficial do campeonato. No dia 11 de dezembro, a competição terá início às 9 horas, quando a primeira turma iniciará os primeiros tiros. A nova turma vai competir a partir das 12 horas. A duração da seção de tiros é de mais ou menos 2h30. Já no domingo (12), a primeira turma de arqueiros compete às 8 horas e a segunda a partir das 11h30. A cerimônia de premiação está prevista para ter início às 15 horas.

Araucária contará com 9 arqueiros. Entre eles, a arqueira Tina Riter que tentará o bicampeonato, reeditando a participação em 2019 na cidade de Maringá, onde sagrou-se campeã na categoria VFTR. A organização ressalta que os mais hábeis arqueiros filiados à Field Brasil estarão lado a lado em uma competição que promete emoção, já que a liderança pode ser alterada a cada disparo.