Grande Curitiba

Guarda Municipal registra mais de 7.800 atendimentos prestados em 2021

As situações podem ser diversas: desde orientações aos cidadãos à necessidade de atuação com maior intervenção, como em perturbação de ordem pública ou de violência contra a mulher. Os moradores podem solicitar apoio de uma equipe da GMA por meio do telefone 153
29 de dezembro de 2021 às 16:57
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Alguns números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Araucária ajudam a entender a importância da atuação das equipes da Guarda Municipal (GMA). Até o momento (dados de 28/12), já são 7.827 atendimentos prestados à comunidade, média de 22 atendimentos por dia. Somente de ligações recebidas, foram 34.616 ao longo do ano.

As situações podem ser diversas: desde orientações aos cidadãos à necessidade de atuação com maior intervenção, como em perturbação de ordem pública ou de violência contra a mulher. As ocorrências de Perturbação da tranquilidade e ordem pública lideram os registros de situações atendidas, com 1.698 ocorrências. Ao longo do ano também ocorreram 689 orientações ao cidadão, 611 atuações envolvendo Lei Maria da Penha/Violência contra a Mulher e 593 registros relacionados a furto, roubo, veículos recuperados, mandado de prisão ou armas apreendidas. As equipes da GMA também deram apoio a outras secretarias e órgãos públicos em 1.094 situações.

CRESCIMENTO – O crescimento na atuação e melhor atendimento da GMA é reflexo de avanços como uma melhor estruturação dos departamentos, aumento do quadro de servidores, aquisição de novos equipamentos, capacitações constantes, implementação de novos serviços e investimento na sede. Atualmente a corporação conta com 154 integrantes e a partir de janeiro de 2022 poderá ter até 280 colaboradores, conforme regulamenta a lei nº 3779/2021.

Entre as diferentes áreas de atuação, a GMA se destaca na Proteção à Mulher, por meio da Patrulha Maria da Penha, que hoje é referência no cuidado a mulheres em situações de risco. A equipe faz acompanhamento das Medidas Protetivas determinadas pela Justiça, realizando visitas às assistidas pelo projeto, tendo implantado o Botão do Pânico através de cadastro das vítimas e com realização de palestras aos agressores em parceria com a Secretaria de Assistência Social e do Judiciário.

A GMA também está na coordenação do Departamento de Defesa Civil. A Defesa Civil de Araucária realiza ações preventivas e de resposta a desastres com objetivo de minimizar ou evitar os seus efeitos. Outra atuação da Guarda Municipal é a realização da Guarda Mirim, com atividades gratuitas no contraturno escolar aos participantes com idade entre 12 e 17 anos e reforço de noções cívicas e de formação cidadã.

CONTATO: Os moradores podem solicitar apoio de uma equipe da Guarda Municipal por meio do telefone 153 (atendimento 24 horas).