Grande Curitiba

Araucária ganha Centro de Formação e Aperfeiçoamento da GMA

Setor possibilita a formação de novos guardas nas capacitações ministradas e a emissão de certificado municipal dos cursos
1 de fevereiro de 2022 às 11:31
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Araucária estruturou um Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal (CFA -GMA), aprovado recentemente pela Polícia Federal (PF). O novo departamento substitui o antigo Setor de Ensino, porém possibilita a formação de novos guardas nas capacitações ministradas e a emissão de certificado municipal dos cursos. O centro permite o fornecimento de cursos de aperfeiçoamento, qualificação e habilitação nas áreas de atuação das guardas municipais.

Já entre os dias 26, 27 e 28 de janeiro, o novo departamento realizou um curso de Formação de Instrutores para capacitar 30 guardas com a metodologia pedagógica de Ensino do Centro de Formação da Guarda Municipal. Ou seja, apresentou o direcionamento para que os GMs possam ministrar as aulas na área em que já possuem formação, de acordo com os protocolos do Ministério da Justiça.

Essa orientação poderá ser colocada em prática em breve, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Segurança de Araucária, que espera chamar mais 100 guardas municipais que passaram no último concurso realizado na cidade. A grade do curso de formação de guardas municipais de 6 meses é monitorada pela PF e o fato de ser ministrada por instrutores municipais representa um grande avanço para a cidade.

“São poucas cidades que conseguem essa autorização, pois exige critérios e padrões rígidos que devem ser seguidos. Já estamos preparando as aulas para a primeira turma a ser regida prioritariamente por nossos instrutores capacitados”, explica a GM Rocha.