Grande Curitiba

2022: Campanha de Castração Animal de Araucária será iniciada na próxima semana

Caso o requerente esteja em período de isolamento por covid-19, outra pessoa poderá levar o animal desde que comprove a indicação médica
10 de fevereiro de 2022 às 17:19
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Retomando a campanha de castração gratuita de cães e gatos realizada pela Prefeitura de Araucária, a primeira deste ano de 2022 acontecerá na Praça da Bíblia, entre os dias 16 e 19 de fevereiro. Neste mutirão serão atendidos os cadastros aprovados recentemente do Fazenda Velha, Boqueirão, Passaúna, Estação e área rural.

Devido ao aumento do número de casos de covid-19, caso o solicitante/requerente que retirou o agendamento na SMMA esteja em isolamento no dia marcado para a castração do seu animalzinho, outra pessoa poderá levar o animal, desde que com uma cópia do resultado positivo do requerente da castração ou de documento que comprove o período indicado de isolamento. Todas as informações necessárias são repassadas ao responsável durante o agendamento e também da confirmação de cadastro na campanha. Com o CPF do requerente, é possível ver as informações do agendamento no ícone Castração Solidária na página da Prefeitura (CLIQUE AQUI).

O programa de castração solidária é voltado a cães e gatos que se enquadrem em uma das três situações:
1) Animal resgatado por protetor independente devidamente cadastrado na SMMA – sobre isso, saiba mais;
2) Animal de rua (desde que tenha alguém que se responsabilize pelo período do pré e pós-operatório, pois para a cirurgia o animal precisa estar em jejum e os cuidados do pós-operatório duram em média cerca de 7 dias – dar medicação que é fornecida gratuitamente pela Prefeitura e monitorar a cicatrização dos pontos);
3) Animal de família com cadastro NIS (Número de Identificação Social fornecido nos CRAS).

Caso o animal se enquadre em uma dessas opções, é possível realizar a solicitação da castração no Portal da Prefeitura, através do aplicativo “Atende.Net”* ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada no Parque Cachoeira. É necessário apresentar RG, CPF e demais informações do bichinho.

* APP ATENDE.NET Sistema Android – CLIQUE AQUI  Download
* APP ATENDE.NET Sistema IOS – CLIQUE AQUI Download