Grande Curitiba

Empreendedorismo feminino: mulheres já representam 48% dos MEI do país

Busca pela liberdade financeira e tempo livre impulsiona a abertura de empresas pelo público; mais de 42% das franquias comercializadas pela Franquias do Futuro foram adquiridas por mulheres
9 de março de 2022 às 09:17

COM ASSESSORIAS – Segundo dados Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões são mulheres. Já entre os microempreendedores individuais (MEI), as mulheres representam 48% do total.

A preferência delas é pelos segmentos de beleza, moda e alimentação. “Diferente dos homens, que buscam o empreendedorismo visando o lucro, as mulheres encontram nele a liberdade financeira e um maior tempo livre, já que assumem jornadas duplas e triplas, sendo responsável também pelo gerenciamento do lar e dos filhos”, afirma a coordenadora de marketing da Franquias do Futuro, Dhyenny Leal.

A startup criada em 2018, registrou crescimento de 80% e faturamento de R$8 milhões em 2021, com 750 novos franqueados em 2021, destes, 42% são mulheres.Na pandemia, o desafio de conciliar a vida pessoal e trabalho foi ainda mais desafiador: 79% das empreendedoras acreditam que os cuidados com a casa e a família atrapalham mais as mulheres do que os homens que buscam empreender. Hayane Strechar adquiriu duas franquias da startup, a Mazze, de jóias contemporâneas e acessórios, e a Bellaza, de maquiagens. Mãe de duas filhas, viu no modelo online das franquias a possibilidade de trabalhar sem sair de casa e de ter horários flexíveis. “Consegui incluir na rotina atividades que antes eu não tinha tempo para executar e tenho também tempo para ficar com as minhas filhas, ajudá-las nos estudos e ser mais presente”, afirma. A empresária dedica três horas do seu dia ao negócio, e está satisfeita com os resultados. “A oportunidade de poder trabalhar com algo que eu amo, e poder levar de certa forma, através dos meus produtos, autoestima e autocuidado para outras mulheres é gratificante. O retorno do investimento depende só de mim, e o suporte da franqueadora e estratégias de marketing recebidos colaboram muito para o sucesso das vendas.

Além dos resultados nos negócios, consigo ter qualidade de vida”, finaliza.Dhyenny Leal, que participa dos processos de negociação da venda das Franquias do Futuro, lembra que 80% das negociações são feitas por mulheres, mas para o fechamento do negócio os homens ainda têm o poder decisório. Depois de finalizado o negócio, são elas que colocam a mão na massa. “Elas aproveitam de forma melhor todo o suporte oferecido pela empresa, realizam os cursos, tiram dúvidas, e inovam na hora de divulgar suas empresas.  As franquias voltadas ao universo feminino representam mais mulheres na direção; Na Bellaza, 79% das fraqueadas são mulheres e na Mazze, 77%.

Pesquisa do Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que as mulheres saíram na frente na implementação de inovações em seus negócios durante a pandemia: 71% delas usam redes sociais, aplicativos e a internet para vender seus produtos e serviços, frente a 63% dos homens, e 11% disseram ter inovado em seus negócios durante a crise, enquanto somente 7% dos homens declararam ter olhado para esse quesito.