Grande Curitiba

Aulas de panificação capacitam moradores de Araucária

Primeira turma já está fechada, mas outras serão formadas ao longo do ano
27 de abril de 2022 às 17:41
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A primeira turma deste ano do curso profissionalizante de panificação da Panificadora Escola do Complexo do Pequim já está colocando a mão na massa! Essa turma formada por moradores atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Araucária já está fechada, mas outras 13 turmas iniciarão o curso ao longo do ano.

Após alguns dias aprendendo a teoria e noções de como organizar a área de trabalho, propriedades das matérias-primas na área de produção e execução de boas práticas para manipulação de alimentos, os aprendizes iniciaram a parte prática. Os alunos estão aprendendo a produzir massas diversas como pães, pizzas, salgados, assim como massas doces de maneira artesanal ou industrializada. Além de itens fritos, também há assados e muita receita diferenciada com foco em alimentação saudável, como o salgado feito com 30% de massa de cenoura, catupiry light e cobertura de aveia que estava sendo feito na data da reportagem.

Ao fim das aulas, os participantes receberão certificados para auxiliar no processo de empregabilidade e geração de renda. Em outros anos, vários participantes começaram a empreender no ramo da alimentação e alguns começaram a trabalhar em empresas. Para este curso, já há procura de empregadores por mão-de-obra qualificada, uma confeitaria e um hotel informaram que têm vagas para formandos do curso.

A professora e gastróloga Margarete Garcia Juan dá aulas há cerca de 8 anos na panificadora do município e estima que no mínimo 250 participantes do curso conseguiram uma fonte de renda a partir das aulas, tanto em emprego formal quanto em informal. A professora garante que as vagas acolhem várias diferenças, cada CRAS ou serviço da SMAS envia um aluno para o curso atendendo todas as regiões da cidade, incluindo alunos de várias faixas etárias e com demandas específicas (alguns inscritos buscam as aulas como terapia, outros para auxiliar na gestão econômica da casa, por exemplo).

Dona Aurélia Therezinha Padilha, de 71 anos, mostra que disposição não lhe falta. A aposentada está fazendo o curso para melhorar a autoestima, quer fazer alimentos para a família e quem sabe, vender. “É ótimo, muito completo o curso, vai mais de um mês de aprendizagem, de segunda a quinta-feira, todas as tardes. Já fiz outros cursos pelo CRAS, de bolo e de salgados fritos, mas eram curtinhos”, relata a moradora do Thomaz Coelho.