Grande Curitiba

TRIAR: Aproveite a Integração “ponto a ponto” e reduza o tempo de deslocamento

A integração ponto a ponto permite a gratuidade em mais 2 ônibus (de linhas diferentes) durante o período de até 1 hora após a utilização do cartão TRIAR no 1º veículo
7 de junho de 2022 às 15:48
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – O sistema de transporte local de Araucária conta com a possibilidade de o usuário pagante poder, mediante uso do cartão TRIAR, desembarcar e embarcar em uma outra de linha de ônibus do sistema sem precisar pagar nova tarifa e sem ir a um dos terminais da cidade. A integração ponto a ponto permite a gratuidade em mais 2 ônibus (de linhas diferentes) durante o período de até 1 hora após a utilização do cartão TRIAR no 1º veículo. Na prática, é possível encurtar o tempo de deslocamento até o destino.

VÁRIAS LINHAS – Vias como a Pedro Druszcz/São Vicente, Manoel Ribas, Avestruz, Archelau/Ceará, Avenida das Araucárias e Avenida das Nações são exemplos de locais onde circulam diversas linhas do TRIAR e onde é mais fácil a troca gratuita de linhas pela Integração “ponto a ponto”. Outro exemplo é a região da rotatória no CSU, por onde circulam linhas do TRIAR com destinos diversos.

TIRA-DÚVIDAS

Quem pode usar? O benefício da Integração “ponto a ponto” é válido para o cartão TRIAR de usuários pagantes, incluindo os vale-transporte.

Precisa ter crédito no cartão TRIAR? É preciso ter, pelo menos, o crédito para o acesso ao primeiro ônibus. Nos outros dois ônibus seguintes (número máximo de interação em 1 hora) não precisa de mais crédito.

Como sei que não há desconto de crédito ao embarcar em outro ônibus? No 1ª embarque haverá o desconto normal da tarifa. Nos outros ônibus que embarcar (até dois) não há desconto no crédito (desde que dentro do tempo previsto e que não haja repetição de linha). Neste caso, o aparelho validador do ônibus mostra a mensagem “Integração Temporal”, confirmando o benefício.

Posso ir e voltar na mesma linha com a Integração “ponto a ponto”? Não. O benefício é destinado apenas para a troca de linhas do TRIAR. Se houver embarque em linha repetida a tarifa será descontada do cartão normalmente.

A Integração “ponto a ponto” vale para as linhas metropolitanas? Não. A troca gratuita entre linhas nos ponto de ônibus vale apenas para linhas do TRIAR. A integração gratuita com a linhas metropolitanas só ocorre nos terminais na cidade.

Como sei sobre as linhas do TRIAR que passam pela região? Araucária conta com uma novidade para auxiliar os usuário do TRIAR. É o app “TRIAR”, disponível para smartphones de sistema Android (Play Store) e IOS (Apple Store). Com ele, o usuário do TRIAR passa a ter informações detalhadas sobre todas as linhas de transporte municipais, os horários e também a chegada dos veículos à parada em tempo real. Quando há autorização do usuário para o app rastrear a localização, o sistema mostra os pontos de parada próximos e a indicação sobre onde ir para embarcar em determinada linha. Isso vai facilitar a vida de quem não conhece muito sobre as linhas disponíveis e as paradas. Planejar o deslocamento ficou mais fácil e rápido.

Onde posso fazer o cartão TRIAR? O cartão TRIAR pode ser feito no Terminal Central de Araucária (rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 356, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.