Primeiro andar do novo prédio do CRAM já está em pé

COM ASSESSORIAS – A obra do novo prédio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), localizada perto da Secretaria Municipal de Educação, já está bem visível no centro da cidade. Isso porque a construção iniciada em dezembro de 2021, com prazo de execução de 12 meses, teve as fundações executadas e ganhou paredes no piso térreo. Está sendo iniciada a concretagem da laje superior e logo deve começar a alvenaria no segundo piso. Para julho está prevista a fase de instalações hidráulicas e elétricas e de revestimento das paredes.
A estrutura nova terá salas de atendimento, recepção, espaço para a equipe da Patrulha Maria da Penha, salas de reunião, refeitório e espaço adequado para as crianças durante o período de atendimento das mães. O novo prédio de 600m², da rua Lourenço Jasiocha, custará cerca de R$ 1,9 milhão, sendo aproximadamente R$ 1,4 milhão de recurso do Poder Judiciário, previamente destinado a este fim, e o restante uma contrapartida da Prefeitura de Araucária. Atualmente os atendimentos do CRAM estão sendo realizados no Centro Dia Idoso.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), pasta à qual o CRAM é vinculado, o espaço próprio vai proporcionar melhor atendimento e acolhida às mulheres, e também melhores condições de trabalho para os funcionários. O CRAM realiza atendimento psicossocial à mulher em situação de violência, bem como posterior acompanhamento dos casos, faz os devidos encaminhamentos quando há a necessidade de abrigamento, além dos direcionamentos pertinentes para registro de Boletim de Ocorrência e solicitações de medidas protetivas. É importante salientar que o Centro atende e acompanha a mulher e a família que esteja em risco. A equipe do CRAM é composta por psicólogas, assistentes sociais, educador social e estagiários de Psicologia e Serviço Social.