Grande Curitiba

ATENÇÃO: Entenda por que a estratégia de testagem contra Covid-19 vai mudar a partir desta sexta (01)

Devido à escassez de testes enviados pelo Ministério da Saúde, a estratégia de testagem em Araucária será alterada a partir desta sexta-feira, 1º de julho
29 de junho de 2022 às 15:57
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, assim como os demais municípios brasileiros, recebe as doses da vacina e também os testes para Covid-19 do Ministério da Saúde. No entanto, nesta semana, foi recebida a informação sobre a escassez de testes rápidos de antígeno e, por isso, o Governo Federal deverá enviar quantidade menor de testes aos municípios. Com isso, será necessária a aplicação de outra estratégia de testagem contra Covid-19 e as mudanças passarão a valer a partir desta sexta-feira, 1º de julho.

Para evitar a falta de testes rápidos, a Prefeitura já está se organizando para iniciar processo licitatório que viabiliza a compra de testes em maior número. Porém, como a Covid-19 não configura mais estado de emergência em saúde pública, o município não pode realizar este tipo de compra de forma emergencial, ou seja, os prazos legais precisam ser cumpridos.

O QUE VAI MUDAR?

Até então, qualquer pessoa com sintoma ou mesmo assintomática (desde que tivesse tido contato com caso positivo) era testada no Centro Especial de Combate ao Coronavírus (CECC) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI), mediante consulta médica.

A partir desta sexta-feira, somente casos moderados/graves (sintomas persistentes) serão testados no CECC e no PAI. Já os casos leves deverão passar por consulta médica, devendo em seguida ficar em isolamento por 7 dias.

As gestantes, parturientes e puérperas até 45 dias após o parto, se apresentarem sintomas gripais continuarão a ser atendidas e testadas no Hospital Municipal de Araucária (HMA).

E CONTATOS PRÓXIMOS DE CASOS CONFIRMADOS?

Pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados e não manifestaram sintomas, se estiverem em dia com as vacinas para Covid-19, não precisarão ficar em quarentena. Contudo, deverão manter cuidados adicionais, como uso de máscaras, distanciamento, ventilação nos locais onde frequentarem e lavagem frequente das mãos com água e sabão e/ou álcool gel.