Grande Curitiba

Profissionais da Educação passam por formação sobre primeiros socorros

A primeira formação ocorreu nesta quinta-feira (04), no CMEI Professora Verônica Daneliu e teve também a presença de profissionais do CMEI Plínio, outra unidade da região. Todos os profissionais das unidades de Educação passarão por esta formação.
5 de agosto de 2022 às 16:09
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, Araucária retomou a formação sobre primeiros socorros para profissionais que trabalham nas unidades educacionais do município. O foco é que os participantes saibam identificar algumas situações de alerta para o estado de saúde de crianças e adultos, além de saber como proceder no chamamento da equipe de saúde para o atendimento de urgência. Ao longo do mês de agosto serão 10 formações, sempre reunindo profissionais de duas unidades de educação infantil por vez. A primeira formação ocorreu nesta quinta-feira (04), no CMEI Professora Verônica Daneliu e teve também a presença de profissionais do CMEI Plínio, outra unidade da região. Todos os profissionais das unidades de Educação passarão por esta formação.

A formação dos profissionais da Educação ficou a cargo de profissionais do SAMU de Araucária, serviço da Secretaria de Saúde. O conteúdo tem a parte teórica e prática e visa orientar e treinamento sobre como proceder em casos, por exemplo, de parada cardíaca, falta de oxigênio, afogamento, engasgamento com alimento… Vale ressaltar que o foco é que os profissionais da Educação saibam como colaborar (o que fazer e o que não fazer) nos cuidados com a vítima até que a equipe de urgência e emergência chegue ao local.

Por ocasião da pandemia de Covid-19, somente agora foi possível retomar a formação sobre atendimentos de primeiros socorros para os profissionais da Educação. Em 2019, última edição do curso, foram formados 789 profissionais. Para a Secretaria Municipal de Educação, esta é uma grande oportunidade de preparar os profissionais para situações que possam ocorrer nas unidades ou em âmbito pessoal. Para a Secretaria de Saúde, esta formação contribui para levar informações e práticas de saúde a outros espaços de convivência. Esta parceria também renderá outras capacitações em saúde, bem como produção de materiais formativos em vídeo, podcast e impressos para apoio às equipes das unidades educacionais.

LEI – Uma das referências para essa formação é a lei Lei Lucas (lei federal 13.722/18). Ela, já no artigo 1º, obriga os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública e os estabelecimentos de educação básica e de recreação infantil da rede privada a capacitar os profissionais para ter noções sobre primeiros socorros. Dessa forma, os profissionais desses estabelecimentos de ensino devem saber como “identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível”.