Grande Curitiba

Reforma e ampliação da UBSF da Vila Angélica vai começar nos próximos dias

O contrato com a empreiteira já foi assinado. A partir da próxima quinta-feira (08), e até a conclusão da obra, os atendimentos da UBS serão transferidos para a UBS Califórnia, no CAIC
2 de setembro de 2022 às 15:50

COM ASSESSORIAS – O contrato para as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima na Vila Angélica já foi assinado e a obra deve iniciar nos próximos dias. Por conta disso, os atendimentos da Unidade serão remanejados para a Unidade Básica de Saúde do Califórnia, anexa ao CAIC. A mudança está agendada para o início da próxima semana e, a partir do dia 08 de setembro, os atendimentos já estarão sendo realizados no novo endereço.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informa que a mudança é temporária e necessária por conta da obra. “O prazo de execução é de até 14 meses, portanto, pedimos a compreensão dos usuários nesse momento. Após a conclusão, todos terão uma unidade de saúde novinha, bem estruturada e com um conceito inovador”, destaca a SMSA.

A obra

O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), prevê não somente a requalificação da unidade de saúde, mas também de toda a área externa que terá uma bela área de lazer e convivência. Ainda conforme o projeto, a estrutura do local será ampliada de 313 m² para 835 m², divididos em quatro blocos com espaços mais amplos e organizados para melhor atender os usuários assim como melhorar a estrutura de trabalho dos profissionais.

O prédio atual da unidade, que equivale ao primeiro bloco da futura estrutura, passará por uma série de mudanças para a garantia de acessibilidade a todos os ambientes, como corredores mais amplos e rampa. Nessa estrutura haverá uma sala de reunião, sala de atendimento odontológico e a sala de vacinação, que será ampliada. O segundo bloco será o principal e contará com a recepção central, farmácia e marcação de consultas. A entrada geral do público será por meio desse bloco, com a porta principal voltada para a Avenida das Araucárias.

Já no terceiro bloco estará a ala de consultórios médicos (ginecologista, pediatra, clínico geral, psicólogo, fonoaudiólogo), além de sala de pré-consulta. Os agentes comunitários de saúde (ACS´s) também contarão com um espaço adequado para organizarem suas atividades. No quarto bloco, haverá ainda outros espaços exclusivos pensados para melhorar as condições de trabalho da equipe como vestiários e refeitório.

O maior destaque do projeto fica por conta da integração da unidade de saúde com o seu entorno que será uma praça de lazer e convivência da comunidade e contará com: estacionamento, quadra de basquete, parque infantil, academia ao ar livre, bancos e projeto de paisagismo, criando mais um espaço de entretenimento para a população.