Grande Curitiba

Equipes de limpeza alertam sobre risco do descarte irregular de agulhas e seringas

Materiais perfurocortantes trazem risco de contaminação de doenças como hepatites, HIV, dentre outras transmissíveis por sangue
9 de setembro de 2022 às 08:42
(Foto: Divulgação SMMA)

COM ASSESSORIAS – Uma equipe de limpeza pública encontrou hoje (08) várias seringas com agulhas jogadas em frente a uma unidade de saúde de Araucária. Desta vez nenhum trabalhador se feriu ao fazer a coleta, porém a Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta para que esse tipo de material perfurocortante seja descartado adequadamente.

Este ano foi a segunda vez que situação assim foi registrada pelo Departamento de Limpeza Pública. Em 2021, 10 trabalhadores acidentaram-se com seringas e resíduos cortantes ao fazer a coleta de materiais orgânicos ou recicláveis do município (mesmo com uso de equipamentos de proteção individual). Os feridos precisam fazer vários exames e passar por procedimentos para preservar a saúde. Isso porque materiais perfurocortantes trazem risco de contaminação de doenças como hepatites, HIV, dentre outras transmissíveis por sangue.

Como descartar corretamente

As seringas usadas nunca devem ser descartadas junto com a coleta de lixo comum e nem jogadas em terrenos. Elas devem ser entregues armazenadas, dentro de embalagem resistente, em qualquer uma das unidades básicas de saúde (UBS) do município, para ser dado o destino correto a esse tipo de resíduo infectante (independente de onde a pessoa tenha adquirido). As UBS podem orientar sobre outros detalhes desse tipo de material de saúde, como caixas de papelão ou garrafas pet.

Crime

Se identificado, o responsável pelo descarte irregular pode ser punido com multa no valor de R$1.000, por se tratar de um crime. De acordo com o artigo 133, da Lei Municipal Complementar nº 23/2020 “todos os resíduos deverão ser separados, armazenados, transportados e destinados de forma ambientalmente correta, com base no Código Ambiental e demais legislações vigentes”.