Grande Curitiba

Ação em São Silvestre realizou dezenas de atendimentos nesta quinta-feira

Secretaria de Desenvolvimento Social levou serviços de assistência para moradores do interior do município
16 de setembro de 2022 às 16:06
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Moradores do Distrito de São Silvestre foram atendidos nesta quinta-feira (15) por agentes da assistência social da Prefeitura e da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel). Esta foi a segunda ação no Distrito, que fica a 60 quilômetros do centro de Campo Largo.

A equipe recebeu a população na Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro. Foram realizados 17 atendimentos de cadastramento ou atualização do CadÚnico, do Governo Federal, que viabiliza o acesso a vários programas sociais, como Auxílio Brasil e Armazém da Família. A Cocel realizou 8 atendimentos, auxiliando e orientando os moradores com relação ao pagamento de faturas e à tarifa social. Além disso, foram realizados 3 atendimentos com a assistente social, que auxiliou os moradores e deu as devidas orientações sobre o que eles precisavam.

“Sabemos a dificuldade que a população interiorana tem para obter os serviços sociais ofertados. Assim, com o intuito de facilitar o acesso a esses atendimentos é que realizamos há mais de 3 anos as ações nas localidades mais distantes do município”, explica a diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Maria Eduarda Caneparo.

Ação social

O objetivo da ação social, que vem percorrendo o interior do município, é atender famílias de baixa renda que vivem longe do centro para incluí-las em programas de assistência social. Além de São Silvestre, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social já levou os serviços para o Itambezinho, São Pedro entre outras localidades. Toda terça, a ação social acontece no distrito de Bateias e nas quartas, no distrito de Três Córregos.

As próximas ações em 2022 vão acontecer em Santa Cruz (06/10), no Quilombo (10/11) e em São Pedro/Cahiva (08/12).

CadÚnico

A maioria dos atendimentos realizados durante as ações sociais da Prefeitura é a inclusão ou atualização de dados no CadÚnico. Em Campo Largo, 13.837 famílias estão cadastradas. O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. As informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para a implementação de políticas públicas.

É muito importante que os responsáveis pelas famílias mantenham o cadastro atualizado porque pode haver corte dos benefícios. Mudança de endereço, de estado civil, alterações na renda ou no emprego, casos de falecimento ou nascimento devem ser informados. O cidadão pode procurar um dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Campo Largo ou a Secretaria de Desenvolvimento Social.

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: (41) 3291 – 5016 ou 3291-5144.
  • CRAS Durval Weber: (41) 3392-2250
  • CRAS Ferraria: (41) 3649-3326 ou 3649-3097 (telefones temporariamente sem funcionamento por causa do furto de cabos na região)
  • CRAS Meliane: (41) 3399-1501 ou 3292-7434
  • CRAS Rivabem: (41) 3392-6388