Grande Curitiba

Projeto em Escola Municipal já arrecadou mais de 2 mil reais para a proteção animal

Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Diva Ferreira Reinke, no bairro Itaqui, arrecadam tampas de garrafa pet e a renda obtida com a venda é revertida a uma associação protetora de animais
3 de outubro de 2022 às 15:56
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A turma do 4º ano da Escola Municipal Diva Ferreira Reinke, no bairro Itaqui, mostra orgulhosa as centenas de tampinhas acomodadas em sacolas, galões e caixas no fundo da sala de aula. Tudo isso é resultado de aproximadamente duas semanas de mobilização dos estudantes, que arrecadam as tampinhas e levam para a professora Mariane Sabim de Souza.

A arrecadação ganhou o nome de Projeto Tampatas. A ideia partiu da professora Mariane que é bióloga, ama a ciência e os animais. A cada 15 dias, a professora leva o que foi coletado pelas crianças – que têm entre 9 a 10 anos – para centros de reciclagem onde é feita a venda do material. O dinheiro é revertido para compra de ração, medicamentos e tratamentos para cães acolhidos pela Associação São Francisco de Assis, que fica em Balsa Nova. De acordo com a Mariane, desde que o Tampatas começou, já foram doados mais de 2 mil reais à associação.

O projeto é orgulho de professoras, diretoras e de todos os estudantes da Diva Reinke, que tem aproximadamente 400 alunos. “O Tampatas parte da turma do 4º ano mas toda a escola se envolve”, explica a professora.

Além da arrecadação, a turma discute temas como meio ambiente e proteção animal. A importância da participação da família e da comunidade também é incentivada. “Os estudantes são muito participativos, o projeto é coletivo e eles sabem que é preciso envolver todo mundo”, conta a professora.

“Nosso projeto vai ajudar muito o planeta. Ajuda a natureza e não deixa lixo por aí”, conta a estudante Hillary Victoria Fellipe, de 9 anos. A estudante Letícia Aparecida Partica, de 9 anos, também ressalta a importância do Tampatas: “É bom porque ajudamos a natureza, os animais e a associação”, diz.

Contrapartida

Desde que o projeto Tampatas começou em 2020, além da conscientização social e ambiental, a escola teve também retorno material. Em setembro de 2021, a Associação São Francisco de Assis, beneficiada pela venda das tampinhas, entregou um microscópio à Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Municipal Diva Reinke. O microscópio é utilizado durante as aulas de biologia da professora Mariane, contribuindo para o despertar científico dos estudantes.