Grande Curitiba

Guarda Mirim incentiva prática esportiva e ensina noções importantes de cidadania

Participantes são estimulados a desenvolver habilidades pessoais, disciplina e responsabilidade
26 de outubro de 2022 às 15:50
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana a turma veterana da Guarda Mirim de Araucária, composta por 25 participantes, aprendeu sobre defesa pessoal e praticou alguns movimentos de luta no tatame da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Isso porque além das aulas sobre cidadania e senso de coletividade, os alunos são estimulados a desenvolver habilidades pessoais, disciplina e responsabilidade; além de participar das atividades esportivas e lúdicas.

Os alunos da Guarda Mirim são divididos em dois níveis: calouro e veterano. Ambos aprendem sobre ordem unida e educação física. Os calouros têm aulas sobre História de Araucária, História da Guarda Municipal, Ética e Moral, Direitos Humanos, Educação Ambiental, Símbolos Nacionais, Informática e Formatação de Texto (Word). A grade dos veteranos é voltada mais para aspectos que possam auxiliar sua entrada no mercado de trabalho: Oratória, Empreendedorismo, Elaboração de Currículo e Simulação de Entrevista, Educação Financeira, Inteligência Emocional, Planejamento de Vida.

Os instrutores comentam que nota-se muita diferença nos participantes quando entram e quando saem do projeto, principalmente no quesito de disciplina. “Primeiro são coisas pequenas como a chegada no horário certo, inclusive fora da Guarda Mirim, melhora no vocabulário, aprender a aguardar a vez para falar e assim vai…Depois quando começam a buscar emprego as conquistas falam por si”, avalia o GM Silva.

A instituição realiza o encaminhamento de alguns alunos para o Jovem Aprendiz em parceria com o CIEE. Uma guarda mirim já foi contratada este ano e outros três aguardam resposta. “Os adolescentes ficam mais preparados para a vida e essa participação fortalece suas habilidades pessoais e suas chances profissionais, pois aprendem a se comportar em uma entrevista de emprego, a fazer um currículo, por exemplo”, complementa o instrutor Guarda Municipal Silva.

Como participar

Atualmente a Guarda Mirim está com 56 participantes, 25 veteranos e 31 calouros. Os interessados precisam ter idade entre 12 e 17 anos. O ingresso na Guarda Mirim se dá por encaminhamento dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – nas vagas sociais – ou por processo seletivo aberto no final do ano, divulgado no site da Prefeitura.