SECRIA completa 5 anos e prepara uma grande programação para comemorar

COM ASSESSORIAS – Inaugurado em 2017, o Serviço de Atenção em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente (SECRIA) completa 5 anos em Araucária nesta quinta-feira (27). Para comemorar haverá uma programação das 09h às 16h e serão realizadas diversas atividades em comemoração a data.
A coordenadora, Vanessa Nogueira, conta que terá cama elástica, teatro de fantoche, piscina de bolinhas, roda de conversa com adolescentes, jogos, café da manhã comemorativo, contação de histórias e lanche da tarde.
A programação conta com uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As atividades serão voltadas aos pacientes, familiares e também aos colaboradores do serviço.
SECRIA
O Serviço de Atenção em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente é um ambulatório municipal que faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Atende crianças e adolescentes entre 4 anos a 17 anos, 11 meses com transtornos mentais graves e/ou problemas relacionados ao abuso de álcool e outras drogas.
O serviço conta com equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêutico, médicos clínicos e médicos psiquiatras que avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso, sendo elaborado o seu Projeto Terapêutico Singular (PTS).
No SECRIA são trabalhadas as seguintes ofertas terapêuticas:
– Atendimentos individuais (consulta médica, psicoterapêutico, de enfermagem, de orientação, entre outros);
– Atendimentos em grupo (grupos de psicoterapia; oficinas terapêuticas; horta; práticas integrativas e complementares do SUS como auriculoterapia, meditação e relaxamento; leitura; pintura; oficinais de orientação em saúde, de família);
– Visitas e consultas domiciliares;
– Atendimentos familiares para orientação e apoio.
A porta de entrada para atendimento é através de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) e também através de encaminhamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Araucária (HMA) após atendimento de crise.
“Considero que a melhora na qualidade de vida dos pacientes atendidos se dá devido ao acolhimento, a oferta de um espaço de escuta e socialização, por promover a autonomia dos adolescentes repensando a rotina e considerando a saúde como um todo, com isso desenvolver recursos para lidar com o sofrimento”, destaca a coordenadora, Vanessa Nogueira.
Durante toda a pandemia o serviço permaneceu aberto, se adequando as medidas sanitárias e atendendo as demandas de saúde mental que apareceram nesse período de isolamento social, receio com o adoecimento e luto. “Com a flexibilização das medidas, o SECRIA está voltando à normalidade de forma gradual, com maior oferta de atividades em grupo e consequentemente, maior integração entre os usuários, familiares e profissionais, como é o objetivo do evento de aniversário”, finaliza a coordenadora.