Grande Curitiba

Alerta: população deve continuar testando para a covid e concluir o esquema vacinal

A doença ainda é considerada uma ameaça à saúde pública, principalmente, com o surgimento de novas variantes
10 de novembro de 2022 às 15:30
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Um artigo publicado na revista Nature, divulgado pela Fiocruz, traz uma série de fatores, listadas por cientistas que fazem com que a covid-19 permaneça como uma ameaça persistente e perigosa. Nesta semana, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária emitiu uma Nota Informativa (nº 010/2022) sobre a manutenção da estratégia de testagem para a covid em que trata da importância de continuar monitorando a doença e as novas variantes.

De acordo com a Epidemio, com a diminuição significativa dos casos ativos, houve uma baixa pela procura por testagem, inclusive de casos sintomáticos. “Se as pessoas não testarem não teremos como identificar os casos positivos, bem como monitorar a doença, as novas variantes e o controle da pandemia. A continuidade da testagem é muito importante omo método de rastreamento de casos”, reforça a Divisão de Vigilância Epidemiológica. Atualmente Araucária realiza a testagem em todas as Unidades Básicas de Saúde, justamente para facilitar o acesso ao cidadão.

Vacinação

Outra importante estratégia para controle da doença é a vacinação que está disponível para o público infantil e adulto em todas as Unidades de Saúde de Araucária. É muito importante concluir o esquema vacinal indicado para cada um dos públicos para garantir a imunização completa e a proteção a toda coletividade.