Grande Curitiba

VOCÊ SABIA? Alguns números sobre a rede municipal de ensino devem te surpreender

Educação não é feita somente dentro da sala de aula. Há uma ampla estrutura responsável por transportar, organizar os espaços e alimentar as crianças, entre outras ações fundamentais na rotina das 75 unidades educacionais de Araucária
31 de janeiro de 2023 às 12:13
(Imagem: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Quando se fala na rede municipal de ensino de Araucária, muitas vezes, não fica claro a quantidade de pessoas e estruturas envolvidas para atender a quase 18 mil alunos. Isso porque Educação não é feita somente dentro da sala de aula. Há uma ampla estrutura responsável por transportar, organizar os espaços e alimentar as crianças, entre outras ações fundamentais na rotina das 75 unidades educacionais, entre 32 escolas, 38 CMEIs e os 05 Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializados (CMAEEs).

Na Educação Infantil (CMEIs) são 8.101 crianças matriculadas e no Ensino Fundamental 9.636 estudantes. Para o atendimento direto a esse grande público há 823 professores da educação infantil, 1.194 professores docência I, 227 professores docência II e 156 pedagogos.

Além da ampliação do quadro do magistério ao longo dos últimos anos, as unidades educacionais do município também passaram a contar com profissionais terceirizados para trabalhos em funções estratégicas. São 191 merendeiras, 342 pessoas responsáveis pela limpeza, 94 inspetores, 35 auxiliares de bibliotecas (escolas) e 12 lavadores de roupas (CMEIs). Esses trabalhadores chegaram para melhorar a organização da rotina das unidades e eram uma reivindicação antiga das comunidades.

ALIMENTAÇÃO – Segundo a SMED, na alimentação escolar (merenda), foram servidas mais de 34 mil refeições por dia ao longo de 2022 nessas unidades educacionais. Por levar em conta as necessidades de cada idade e situações de restrições alimentares, o trabalho também incluiu a elaboração de mais de 30 cardápios por mês. A aquisição dos alimentos também é de responsabilidade da Educação. Seguindo as leis e normas previstas para a área, a Prefeitura realiza, a cada ano, o chamamento para cadastrar pequenos produtores rurais, associações e cooperativas para comprar uma ampla variedade de itens de alimentação.

TRANSPORTE – Além do benefício do EDUCARD (passe livre no TRIAR), a Prefeitura ainda realiza o transporte gratuito de estudantes em situações específicas, tanto com frota própria ou terceirizada (101 veículos, no total). São cerca de 200 motoristas e monitores que cuidam do transporte das crianças. Neste caso, são são mais de 4 mil estudantes transportados (incluindo a educação especial, e alunos de educação de jovens e adultos – EJA).

CALENDÁRIO – Quase 18 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Araucária retornam às aulas em 06 de fevereiro. Há uma exceção importante: o CMEI Professora Alice Montrezol Mattos, no Jardim Industrial, que deve iniciar o atendimento em 06 de março, mas com o novo e amplo prédio aguardado pela comunidade (três vezes maior que a construção antiga). Os CMAEEs iniciarão as atividades no dia 13 de fevereiro, devido à especificidade do atendimento em contraturno escolar.