Grande Curitiba

Agentes de Combate a Endemias vão reforçar trabalho contra Dengue em Araucária

A população deve colaborar com esse trabalho e permitir o acesso dos agentes aos seus imóveis, além de auxiliar na eliminação de focos
3 de fevereiro de 2023 às 11:41
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – No ano passado o Brasil bateu o recorde de mortes por dengue com mais de mil óbitos. O Paraná declarou epidemia e é o terceiro estado com maior número de mortes registradas pela doença em 2022, ficando atrás somente de São Paulo e Goiás. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) vai intensificar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACE´s) neste ano de 2023.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a ideia é trabalhar em quatro grandes ações chamadas de LIRA (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti). Uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre pelo vírus zika e febre Amarela.

O LIRA

A primeira ação deste trabalho ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (06) e segue até o dia 13 de fevereiro, com um trabalho intenso de visitas dos ACE´s a casas, imóveis e terrenos baldios a procura de larvas do mosquito e eliminação de criadouros: pneus, vasos de plantas, caixas d’água, cisternas, piscinas abandonadas, locais de acúmulo de água da chuva, canaletas, latas e tampinhas de garrafas pet.

Para este trabalho, a SMSA precisa do auxílio e do apoio de toda a sociedade, pois os moradores e donos de imóveis e terrenos baldios precisam permitir o livre acesso dos agentes a todas as áreas dos imóveis. É importante destacar que os agentes sempre se apresentarão devidamente uniformizados.

Uma outra forma que os moradores têm de colaborar é ajudando na eliminação dos criadouros em suas casas.

“Estamos vivendo um ano mais chuvoso por conta do fenômeno La Nina e o mosquito Aedes aegypti precisa de água e calor para se reproduzir. Outra questão é que, por conta do aquecimento global, o mosquito vai expandindo suas fronteiras, reproduzindo onde antes não aparecia. Não é à toa que temos um grande número de casos e de óbitos nos estados da Região Sul, alerta a Divisão de Vigilância Ambiental da SMSA.

O LIRA será realizado em todos os bairros do município ao longo de todo o ano e as datas das próximas ações serão amplamente divulgadas nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Araucária.