Grande Curitiba

Trânsito: em 2022, foram emitidas mais de mil novas credenciais de estacionamento para idosos e PNE

A credencial de estacionamento em vaga exclusiva para idoso ou PNE é aceita em todos os municípios do país
7 de fevereiro de 2023 às 17:18
(Foto/Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – As credenciais de estacionamento em vagas exclusivas para idosos ou pessoas com necessidades especiais (PNE), emitidas pelo Departamento de Trânsito de Araucária, são documentos de grande importância para garantir a segurança e a comodidade dessas pessoas. Só no ano de 2022, foram abertas 907 novas credenciais de idoso e 250 de PNE. É importante destacar que essas credenciais têm validade de cinco anos e é necessário estar atento a sua validade, pois o uso de credenciais fora de validade pode resultar em infração de trânsito. Essa credencial vale em todo o país.

Estacionar sem credencial (mesmo com idoso ou PNE a bordo), escondida ou fora de validade é uma infração gravíssima e pode resultar em multa e até mesmo na remoção do veículo. É necessário que esteja devidamente exposta no painel do carro para garantir a sua efetividade. A credencial pode ser utilizada em qualquer veículo que transporte o PNE naquele momento; incluindo táxi, por exemplo.

Direitos para pessoas com Autismo

As pessoas com autismo têm direito a utilizar as vagas especiais no estacionamento rotativo gratuito de Araucária. Pois de acordo com a lei federal nº 12.764/2012, a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada uma pessoa com deficiência.

Para fazer uso dessas vagas, é necessário ter a credencial fornecida pelo Departamento de Trânsito, que deve ser exibida de forma visível no veículo.

Quem pode adquirir a credencial?

A credencial de vaga especial pode ser solicitada por:
1. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos
2. Pessoas com necessidades especiais (PNE), incluindo aquelas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou autistas, conforme previsto na legislação brasileira.

Importante: é necessário que o solicitante comprove sua condição através de atestado médico (em caso de dificuldade de locomoção ou necessidades de saúde) ou de documentação específica (para idosos).

Como solicitar:

A credencial de vaga especial para idosos e pessoas com necessidades especiais (PNE) pode ser solicitada através do site da Prefeitura de Araucária (www.araucaria.pr.gov.br) ou diretamente no Departamento de Trânsito.

Para solicitar online:

1. Acesse a opção ‘Autoatendimento’ na Central da Cidadania
2. Selecione ‘‘trânsito’’
3. Escolha entre ‘Credencial Especial PNE’ ou ‘Credencial Especial Idoso’
4. Siga as instruções para preencher a solicitação
5. Retire o documento pessoalmente no Departamento de Trânsito após autorização

Para solicitar presencialmente:

1. Vá até o Departamento de Trânsito
2. Siga as instruções para preencher a solicitação no local
3. Retire o documento pessoalmente após autorização.

Em caso de dificuldades de locomoção ou necessidades de saúde, é necessário apresentar um atestado médico com CID da doença/problema na solicitação, com validade de até 90 dias.

Renovação:

A renovação das credenciais pode ser feita presencialmente no Departamento de Trânsito (Paço Municipal) ou através do site da Prefeitura de Araucária.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Urbanismo/Departamento de Trânsito pelo número (41) 3614-1444. Ou pode ir pessoalmente no departamento de trânsito que fica na Rua Pedro Druszcz, 111, 1º andar, Centro.