Grande Curitiba

Meio Ambiente tenta identificar autor de descarte de 3 toneladas de produtos vencidos em via pública

Descarte irregular é crime ambiental. População pode auxiliar denunciando suspeitos em casos como esse
16 de fevereiro de 2023 às 16:40
(Foto: divulgação/SMMA)

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) localizou uma grande quantidade de resíduos descartados irregularmente em um terreno no bairro Thomaz Coelho, na Avenida Castelo Branco. Estima-se que haja cerca de 3 toneladas de produtos vencidos no local. Se identificado, o responsável pelo descarte irregular pode ser punido com multa no valor de R$10 mil. A SMMA tenta rastrear os infratores que fizeram o descarte dos produtos vencidos em via pública e solicita que a população denuncie suspeitos em casos como esses.

A colaboração dos moradores em denunciar é fundamental para coibir esse tipo de situação. Se acaso algum morador presenciar descartes irregulares, pode denunciar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (41) 3614-7480, sempre informando detalhes do ocorrido, local e quando possível apresentar alguma prova, como placa de carro, foto ou vídeo.

Além do risco de doenças, poluição ambiental e de contribuir para entupimento de boeiros (alagamentos), o descarte de lixo em terrenos baldios espalha mau cheiro pela região e ainda atrai bichos.

LEGISLAÇÃO – Os estabelecimentos devem realizar o descarte de seus produtos vencidos de forma particular em aterro sanitário. O descarte irregular desses materiais pode ser caracterizado como crime ambiental. De acordo com o artigo 133, da Lei Municipal Complementar nº 23/2020 “todos os resíduos deverão ser separados, armazenados, transportados e destinados de forma ambientalmente correta, com base no Código Ambiental e demais legislações vigentes”.