Grande Curitiba

Empreendedores do turismo rural de Araucária buscam inspiração em visita técnica no Caminho do Vinho em SJP

A visita proporcionou aos empreendedores do turismo rural de Araucária a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para aprimorar suas atividades e fortalecer o desenvolvimento econômico e social da cidade
2 de março de 2023 às 17:21
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Araucária tem investido no turismo rural como forma de promover o desenvolvimento econômico e social da região. Pensando nisso, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), organizou uma visita técnica com empreendedores do turismo rural do Guajuvira aos produtores rurais do Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais. O objetivo da visita foi conhecer pontos turísticos e culturais da cidade vizinha e adquirir conhecimentos sobre sua história e cultura para aplicar no desenvolvimento de atividades turísticas no nosso município, com o intuito de atrair visitantes e gerar emprego e renda.

A visita foi organizada em conjunto com a Associação do Guajuvira, que contou com a presença de nove famílias associadas. Para a presidente da Associação, Vanessa Pieruccini Delgobbo, a visita técnica foi uma oportunidade única de fortalecer a região enquanto turismo rural. ” Estamos muito felizes e somos gratos por essa oportunidade. Não tem como mensurar a importância dessa visita técnica para o nosso roteiro. Ver a prefeitura envolvida e iniciando um olhar e zelo pelo nosso turismo rural também nos causa muita alegria. A troca de experiências com os empreendedores de São José dos Pinhais nos mostra que além de estarmos no caminho certo, não estamos longe de alcançar nossos objetivos, e que com a prefeitura nos dando o apoio, com boas estradas, boa sinalização das vias e proporcionando conhecimento continuaremos levando o nome do município à visibilidade que nosso turismo rural merece “, afirma.

Durante a visita, os empreendedores puderam conhecer desde a forma de atendimento até a estrutura das chácaras pertencentes ao turismo local, além de aprenderem sobre a história da região. Além disso, houve uma conversa com o presidente da Associação Caminhos do Vinho, onde os participantes puderam trocar experiências e ideias sobre o desenvolvimento do turismo rural em suas respectivas cidades.

Luiz Henrique Wojcik, um dos produtores rurais de Araucária, que participou da visita, destacou a importância da experiência para aprimorar a estrutura e o atendimento nas chácaras pertencentes ao turismo local. “Foi muito bom poder conhecer desde a forma de atendimento até a estrutura das chácaras. Aprendemos bastante sobre a forma de abordagem ao cliente e como oferecer uma experiência completa aos visitantes. Além disso, pudemos conhecer a história da região e como tudo começou, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, comenta. Ele garante ainda que conseguiu tirar muito proveito para implementar na sua propriedade.

Por sua vez, Renata Lessa, extensionista rural da IDR-Paraná, ressaltou que a visita técnica fortaleceu o associativismo entre os empreendedores de turismo rural de Araucária e contribuiu para o desenvolvimento econômico e social da região. “Acredito que nossos produtores, ao verem outra realidade, outras ideias e formas de trabalho, irão sim repensar suas propriedades, novas formas de organização, trabalho, atendimento e também repensar a forma de atuação dentro da Associação de Guajuvira”, disse.

Atualmente, a Associação do Guajuvira conta com 13 associados que oferecem diversas atividades, voltadas ao turismo rural, como colhe e pague, cafés coloniais, piqueniques, entre outras. Com a visita técnica realizada em São José dos Pinhais, os empreendedores de turismo rural de Araucária poderão aplicar o conhecimento adquirido para aprimorar ainda mais as atividades turísticas oferecidas na região, atraindo mais visitantes e gerando emprego e renda para a população local.