Grande Curitiba

Sinaleiros das principais vias de Araucária estão sendo sincronizados

Semáforo sincronizado funciona com o sinal verde em sequência, permitindo ao motorista trafegar sempre com o sinal aberto se o motorista andar na velocidade exigida de maneira constante
13 de março de 2023 às 15:53
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Para dar mais fluidez ao trânsito de Araucária, o Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo está ajustando os ciclos dos semáforos das principais vias da cidade. Para perceber o resultado na prática, os motoristas devem apenas seguir a velocidade da via. A melhoria está sendo possível porque o município adquiriu um software que faz a gestão semafórica e permite sincronizar os equipamentos. Os técnicos fizeram um curso no começo deste ano para utilizar o programa e já começaram a implementar a mudança. Aos poucos, outros pontos da cidade serão contemplados.

Já foram sincronizados os sinaleiros da Avenida das Araucárias (trecho entre a Avenida dos Pinheirais e Rua Dr. Valério Sobânia), Avenida Carlos Hasselmann (trecho entre a Rua Francisco Dranka e Rua Alberto Karas), Avenida Victor do Amaral (trecho entre Rua Heitor Alves Guimarães e Rua Rodolpho Hasselman), Rua São Vicente (trecho entre a Rua Alfred Charvet e Rua Heitor Alves Guimarães), Rua Miguel Bertolino Pizzatto (trecho entre a Rua Pedro Druszcz e Rua Pref. Odorico Franco Ferreira).

O semáforo sincronizado funciona com o sinal verde em sequência, permitindo ao motorista trafegar sempre com o sinal aberto se o motorista andar na velocidade exigida de maneira constante. Esse alinhamento pode trazer alguns benefícios como diminuir o tráfego nos cruzamentos (evitando bloqueio nesses locais), reduz o desperdício de combustível dos veículos e ainda previne acidentes – considerando que os motoristas respeitem os limites de velocidade e a sinalização semafórica.