Grande Curitiba

UBS Santa Mônica vai ganhar um prédio novo que será construído na Rua Alagoas

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento já está concluído e a licitação para contratação da empresa será realizada no próximo mês
15 de março de 2023 às 16:34
(Projeto: SMPL)

COM ASSESSORIAS – Já está em trâmite o processo de contratação da empresa de engenharia que ficará responsável pela construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Mônica. A entrega e abertura dos envelopes da licitação está marcada para o dia 13 de abril, conforme publicado em Diário Oficial.

A Unidade será construída em um novo endereço na Rua Alagoas, nº 125 no bairro Iguaçu, há poucas quadras de onde fica localizada hoje a UBS. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, prevê que o novo prédio tenha 1.749m² divididos em dois pavimentos.

Além de ser voltado para priorizar o bem estar dos pacientes e dos servidores que irão trabalhar na Unidade de Saúde, o projeto também é muito moderno com foco na tecnologia e nos recursos sustentáveis. “As grandes janelas possibilitam melhor aproveitamento da iluminação natural. Além disso, a iluminação em LED e o aproveitamento da energia solar com a instalação de painéis fotovoltaicos, contribuirão com a diminuição do consumo de energia elétrica. Buscamos trazer soluções inovadoras para esse projeto”, destacam os técnicos envolvidos no trabalho.

Outro destaque também é a gestão de resíduos, reutilização da água e a ventilação natural cruzada que sempre dará ao ambiente uma temperatura agradável sem a necessidade do apoio de ar condicionado, por exemplo.

Estrutura

O prédio terá 28 consultórios, dentre eles para atendimento clínico, ginecologia, pediatria, odontologia, fonoaudiologia, psicologia e enfermaria. Contará também com salas de apoio para atendimentos de serviços como: farmácia, coleta de materiais, curativos, sala de vacinação, nebulização, entre outros, além de amplas salas de espera.

A Unidade terá um pé direito alto, elevador, um pátio interno com jardim e deck em madeira de reflorestamento. Esse espaço de permanência funcionará como um ambiente de descompressão e interação entre os usuários.

Na parte externa será instalado um espaço para recreação infantil e academia ao ar livre que poderá ser utilizado por toda a comunidade, independentemente do horário de funcionamento da UBS.