Araucária inicia operação denominada SOS RUA

COM ASSESSORIAS – Araucária iniciou neste mês de abril a operação SOS RUA (Serviço de Orientação Social pelas Ruas), uma articulação intersetorial de profissionais das áreas de assistência social, segurança pública e de saúde. O objetivo é a identificação, o mapeamento e a garantia de acesso/atendimento da população em situação de rua às políticas públicas, com intuito de incluir, cuidar e proteger o grupo.
Na primeira operação ocorrida, dia 03 de abril, foram abordadas aproximadamente 20 pessoas, sendo que 12 foram atendidos no local, com encaminhamento de duas para acolhimento na Casa de Passagem. De acordo com o relatório da ação, 11 pessoas relataram uso de álcool ou drogas. A maioria afirmou conhecer os serviços ofertados à população de rua, no entanto não acessam diariamente o Centro Pop. Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), isso ocorreria especialmente por causa do comprometimento com a dependência química.
Na segunda-feira (03), um profissional da Atenção Primária de Saúde participou da ação para fazer uma avaliação para implementação do Consultório de Rua futuramente. Na terça-feira (04), uma profissional do Caps-AD, acompanhou a ação para orientar e referenciar ao atendimento nas questões de álcool e drogas.
Além do encaminhamento para serviços de saúde, essa ação para resgate social pode auxiliar no processo de saída das ruas por meio de estratégias de sobrevivência; promoção de ações para a reinserção familiar e comunitária; e incentivando o planejamento de projetos de vida. Em casos necessários, é claro, se for identificada alguma conduta ilegal dos abordados, as providências cabíveis serão tomadas com o auxílio da Guarda Municipal.
A SMAS planeja executar o SOS RUA de maneira frequente. Para que essas operações tenham êxito, a SMAS solicita que a população ajude a divulgar os serviços do Centro Pop e também ligue para busca ativa das equipes de resgate social pelos telefones 99223 1154 (em horário comercial no Centro Pop, das 8h às 17h) ou para a Casa de Passagem 99133 4837 (plantão para ligação fora de horário comercial).
Centro Pop
O Centro Pop é um espaço específico para atendimento de pessoas em situação de rua que conta com assistente social e psicólogo e faz encaminhamento para outros serviços. O local funciona das 8h às 17h na Avenida Brasil, 298 – centro.