Grande Curitiba

Deputada Mabel lança terceira edição da Roda de Gestantes

Projeto faz parte da Associação Garagem Mulher
4 de maio de 2023 às 17:23

COM ASSESSORIAS – A deputada estadual Mabel Canto (PSDB), lançou nesta quinta-feira (4), a terceira edição da Roda de Gestantes, projeto promovido pela Associação Garagem Mulher, cujo objetivo é esclarecer dúvidas das gestantes para um pré-natal adequado. As aulas serão ministradas pela doula Monica Balsano, de forma virtual, todas as terças-feiras às 14h durante o período de três meses.

Com a roda, as gestantes terão um espaço para discutir temáticas que englobam a gestação, o parto, a amamentação e a violência obstétrica. Por ser um período em que surgem muitas dúvidas, um projeto como esse objetiva colaborar com a gravidez. Um fator importante, é que além do acompanhamento profissional, as gestantes podem trocar experiências entre elas.

Mabel Canto diz estar contente com mais uma edição da Roda de Gestantes. “A Roda é um projeto muito importante da Garagem Mulher, porque através dela, fornecemos informações para um pré-natal adequado, que não são oferecidas pelo SUS. Muitas gestantes reclamam dessa falta de esclarecimentos, por isso, desenvolver esse projeto é cuidar da saúde delas e de seus bebês”, explicou a parlamentar.

Ultrassom

A Roda de Gestantes ainda proporciona para todas as participantes, o exame de ultrassom morfológico, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) somente para gestantes de alto risco. Este exame permite o acompanhamento detalhado da gravidez, onde se detecta como está a formação do corpo do bebê, como também, a identificação de síndromes cromossômicas, malformações como espinha bífida, doenças cardíacas e entre outras condições médicas.

A Roda de Gestantes ainda conta com a participação de outros profissionais da área de saúde, como obstetra, nutricionista, fisioterapeuta e entre outros.