Grande Curitiba

SABERES E SABORES: Prefeitura lança livro de receitas em seleção realizada com idosos e merendeiras

Ação visa o resgate de memórias culinárias familiares, a valorização de hábitos e alimentos tradicionais e a promoção da segurança alimentar a nutricional.
14 de junho de 2023 às 11:45
(foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Na tarde desta terça-feira (13), a Prefeitura de Araucária realizou a cerimônia de premiação das receitas vencedoras em uma seleção que visa o resgate de memórias culinárias familiares, a valorização de hábitos e alimentos tradicionais e a promoção da segurança alimentar a nutricional. Esta seleção foi voltada a idosos do município e merendeiras das unidades da rede municipal de ensino. As receitas vencedoras, além de outras selecionadas, agora fazem parte de livro “Ações de segurança alimentar e nutricional por meio da culinária – Saberes e sabores”. As ações envolveram profissionais das Secretarias de Assistência Social (SMAS) e Educação (SMED), além da parceria com a Unicesumar.

O livro está disponível para download no site da Prefeitura e é fruto de um amplo trabalho de mobilização dos participantes e de avaliação das receitas inscritas. O processo valoriza o papel das cozinheiras/merendeiras e a contribuição dos idosos para a culinária local. A parte eliminatória da seleção teve nutricionistas das secretarias envolvidas na comissão julgadora. Na etapa final, as receitas finalistas foram reproduzidas e degustadas por uma comissão julgadora formada por representantes dos cursos de Gastronomia e de Nutrição da Unicesumar, que foram responsáveis pela classificação final.

Entre os idosos, a grande vencedora foi Amelia Czarnik, com a “Torta de Requeijão da Tia Lidia”. Ela explica que é uma receita tem história na família e que deve continuar a ser produzida entre as gerações. A torta vencedora já é bem conhecida e é vendida no estabelecimento que a família de Amelia administra. Entre as merendeiras, o primeiro lugar foi para Valeria Caetano, que trabalha na escola Azuréa. A receita de Feijão Tropeiro inscrita para avaliação é igual à que a sua avó mineira preparava, incluindo o uso do feijão fradinho. Valeria conta que a receita é uma bela memória de sua infância e que, hoje, ela faz em casa para os filhos; em vez de macarronada aos domingos, o prato na casa dela é esse feijão tropeiro.

A seguir, as receitas premiadas:

CATEGORIA MERENDEIRAS
1º lugar: Feijão Tropeiro – Valeria Caetano (Escola Municipal Profª Azuréa Busquette Belnoski).
2º lugar: Sopa de Feijão da Vovó – Luciane de Fátima Kodacki (Escola Municipal Aleixo Grebos)
2º lugar: Bolo de Fubá feito no liquidificador – Eliane Marli Ruvinski (Escola do Campo Municipal Presidente Castelo Branco)
3º lugar: Bolo de Banana com Aveia – Gisele dos Santos Bastos (CMEI Norma Von Muller Berneck)

CATEGORIA IDOSOS
1º lugar: Torta de Requeijão da Tia Lidia – Amelia Czarnik
2º lugar: Makizushi (Sushi enrolado) – Keiko Otsuka Morimoto
2º lugar: Lanche Quente – Cecília de Freitas
3º lugar: Bolo Bomba – Noeli Maria Pontarolo Bini
3º lugar: Charuto de Repolho – Dolores Cândida Wiacek

* Faça o download GRATUITO do livro (formato PDF): CLIQUE AQUI