Grande Curitiba

Prefeitura proporciona capacitação de produtores rurais por meio de participação em eventos importantes da área

Antes mesmo de chegar aos stands da HORTITEC, o grupo de Araucária participou de um "Dia de Campo"
26 de junho de 2023 às 16:06
(Foto: divulgação/SMAG)

COM ASSESSORIAS – Além das formações locais oferecidas aos produtores de Araucária ao longo do ano, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Agricultura (SMAG), também dá oportunidade para que pequenos produtores vivenciem experiências e tenham contato com novas práticas e tecnologias apresentadas em eventos importantes da área. Na última semana, a Prefeitura levou uma caravana com 40 agricultores para a 28ª HORTITEC – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, em Holambra-SP. O evento é considerado a mais importante exposição do setor hortifrutícola da América Latina.

A HORTITEC 2023 contou com cerca de 400 empresas expositoras e proporcionou a troca de informações entre produtores e acesso ao que há de mais novo em tecnologia para a produção. A exposição deste ano teve previsão de 32 mil visitantes. “O evento é grandioso e demonstra diversos novos produtos presentes no mercado, trazendo tecnologia para o campo”, avaliou Luiz Henrique Wojcik, da Chácara São Miguel, local conhecido pela produção de morango (cultivo protegido) e que atende a visitantes na rota rural do “Caminhos do Guajuvira”. O jovem explicou que, dentro de sua área de interesse, o que chamou atenção no evento foram as novas calhas de plantio para morangos, com reaproveitamento de insumos, e as cores relacionadas às lonas de proteção para o morango, que podem alterar a maturação da fruta e repelir insetos.

TEORIA E PRÁTICA – Conforme informações da SMAG, a viagem proporcionou não apenas conhecimentos teóricos. Antes mesmo de chegar aos stands da HORTITEC, o grupo de Araucária participou de um “Dia de Campo”. Na ocasião, visitaram uma fábrica de sementes e viram os campos em produção. Cebola, cenoura, couve-flor, milho e melancia foram algumas das culturas observadas in loco pelos visitantes. Na exposição, foi possível conferir muitos detalhes sobre cultivos protegidos (estufa), irrigação, uma série de itens para quem produz mudas e novidades sobre fungicidas, inseticidas, adubos e outros insumos. Uma novidade a ser destacada é sobre sistema de complementação de luz, que permite oferecer luz [artificial e adequada] dentro da estufa para ampliar o tempo de fotossíntese, auxiliando na produção maior.

Com foco em frutas, hortaliças e flores, não faltou oportunidade aos produtores de Araucária para o contato com produtores de outras localidades, bem como empresas e especialistas de diferentes cultivos. Um espaço para ampliar o conteúdo sobre produção rural foi a “Arena de Negócios do Sebrae”. No dia em que a delegação de Araucária esteve, foram debatidos “o planejamento da safra para horticultura”, a “inovação em pequenas propriedades rurais”, “compras governamentais” (como para a alimentação escolar) e a “inclusão comercial da agricultura familiar nas centrais de abastecimento”.