Grande Curitiba

Araucária tem participado de debates locais e internacionais sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Araucária é apontada como modelo na política de segurança alimentar e nutricional no âmbito nacional e internacional.
4 de janeiro de 2024 às 16:15
(foto: SMAS/divulgação)

COM ASSESSORIAS – Nos últimos meses, Araucária, por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, tem participado dos principais debates regionais e internacionais sobre o direito humano à alimentação adequada e saudável, bem como sobre a importância das cidades intermediárias na garantia do acesso e produção de alimentos. Entre os eventos com representação do município estiveram a 51ª Sessão Plenária do Comitê Mundial de Segurança Alimentar e Nutricional (FAO), a Reunião do Comitê de Nutricionistas do Mercosul (CONUMER) e a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A participação nesses eventos é uma oportunidade para trocar experiências sobre as desafios e soluções mais atuais. Araucária é apontada como modelo na política de segurança alimentar e nutricional no âmbito nacional e internacional.

De maior abrangência, a 51ª Sessão Plenária do Comitê Mundial de Segurança Alimentar e Nutricional (FAO), realizada em Roma, reuniu representantes de alto escalão de governos, organismos vinculados à ONU e da sociedade civil, entre outros, para promover a discussão da segurança alimentar e nutricional para todos. Outro evento internacional com participação de Araucária foi a do Comitê de Nutricionistas do Mercosul (Conumer). Além do Brasil, participaram representantes da Argentina, Paraguai e Uruguai. O nutricionista de Araucária, Alexsandro Wosniaki, servidor da Secretaria de Assistência Social (SMAS), é quem tem representado o município na grande maioria dessas discussões dentro e fora do Brasil. Alexsandro também é representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

Em âmbito nacional, Araucária teve representação foi o Fórum Nacional de Nutricionistas da Assistência Social. O evento reuniu cerca de 200 profissionais (de diferentes áreas) que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para debater, levantar as ações de Alimentação e Nutrição que estão sendo desenvolvidas, trocar experiências, aprofundar conhecimentos e reflexões, propor e construir, coletivamente, diretrizes para o fortalecimento da agenda de Alimentação e Nutrição no SUAS. Além de Wosniaki, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) também foi representada pelas nutricionistas Claudia Cassola e Rosicler Coutinho. Na ocasião, dois trabalhos da Prefeitura de Araucária foram contemplados para apresentação na I Mostra de Alimentação e Nutrição no SUAS que ocorreu durante o evento. Logo após o Fórum ocorreu a Conferência Livre Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na qual o nutricionista de Araucária, Alexsandro Wosniaki, foi responsável pela palestra de condução dos Eixos para a elaboração das propostas para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Localmente, Araucária também participou da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, da qual o município faz parte da comissão regional e fez parte da comissão organizadora do evento com participação de todos os municípios da região metropolitana. Já durante a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Araucária foi convidada a apresentar a sua experiência relacionada à panificadora escola. Ao fim do evento, pela primeira vez, o município teve um representante eleito para participar da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.