Grande Curitiba

Beneficiários do Programa Bolsa Família devem ficar atentos e comparecer a Unidade de Saúde

Quem não cumprir com a determinação do Governo Federal poderá ficar sem receber o benefício
11 de março de 2024 às 16:20
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Os beneficiários do Programa Bolsa Família, que é um programa do Governo Federal que proporciona a transferência direta de renda para indivíduos em situação de vulnerabilidade social, devem ficar atentos ao cumprimento das condicionalidades para continuarem a receber o benefício.

Como condicionalidades, destacam-se a manutenção do calendário vacinal em dia, a realização das medidas antropométricas (peso e altura) das crianças de 0 a 7 anos e das mulheres de 14 a 44 anos, bem como a realização das consultas de pré-natal para gestantes, garantindo assim o recebimento do Benefício Composição Gestante (BCG).

É importante ressaltar que o cumprimento dessas condicionalidades é fundamental para evitar a suspensão do benefício. Por isso, os beneficiários são orientados a comparecerem à Unidade de Saúde mais próxima de suas residências durante os períodos estabelecidos (janeiro a maio e julho a outubro), sem a necessidade de agendamento prévio. Basta chegar à recepção e informar que se trata da pesagem do programa Bolsa Família, sendo então encaminhado para a sala de pesagem.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dessas medidas e ressalta que os beneficiários devem estar atentos aos prazos estabelecidos para não correrem o risco de terem seus benefícios suspensos.