Grande Curitiba

Araucária incentiva e apoia o futebol e futsal femininos

Os Jogos Escolares Municipais, por exemplo, contam com um total de 20 equipes femininas de futsal. No futebol, município está treinando uma equipe de garotas
3 de abril de 2024 às 12:19
(foto: SMEL/divulgação.)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), tem trabalhado para incentivar e apoiar tanto o futebol quanto o futsal femininos. No futebol, o município, recentemente, iniciou o treinamento de uma equipe para representar o município no “Paraná Bom de Bola”, competição organizada pelo Governo do Estado. No futsal, a perspectiva também é positiva quando se observa que os Jogos Escolares Municipais de Araucária (JEM), evento organizado pela Prefeitura/SMEL, contam com um total de 20 equipes femininas da modalidade; meninas de 12 a 17 anos.

Segundo a SMEL, o futsal feminino é uma modalidade bastante praticada nas escolas e que conta com projeto de iniciação esportiva no município (escolinha esportiva) realizado pela secretaria. Os JEM são uma competição importante para despertar talentos e estimular a atividade física entre os estudantes. Na disputa do futsal feminino nos jogos, participam 12 equipes com estudantes de 12 a 14 anos (grupo B) e 08 equipes com idades entre 15 e 17 anos (grupo A). As partidas de futsal ocorrem no Ginásio da Escola Ibraim, próximo ao CSU. A edição do JEM de 2024 é considerada a maior dos últimos 10 anos, com 1.532 participantes, de 26 instituições educacionais (19 escolas públicas e 07 escolas particulares). A equipe campeã de cada modalidade deve representar o município na fase regional da competição que acontecerá no mês de maio, em Rio Negro.

FUTEBOL – Outra iniciativa da Prefeitura/SMEL é a formação de uma equipe de futebol com garotas a partir de 15 anos. Os treinos estão ocorrendo no Estádio Municipal Emílio Gunha (CSU), nas segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, com o comando do professor Vinícius. Cerca de 15 meninas já iniciaram o treinamento e há vagas para outras interessadas. Elas devem falar com o professor no horário e local de treino.

Mais informações sobre atividades esportivas: (41) 3614-7900 (Secretaria de Esporte e Lazer).