Grande Curitiba

Projeto de lei determina que tenha atendente para auxiliar no autoatendimento do estacionamento

10 de abril de 2024 às 15:09
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei 171/2024, na Assembleia Legislativa do Paraná, para determinar a disponibilização de atendentes a fim de prestar assistência aos usuários nos caixas de estacionamento na modalidade de autoatendimento, em estabelecimentos privados no âmbito do Estado do Paraná.

“Nossa iniciativa visa auxiliar as pessoas que têm dificuldade com a tecnologia desses equipamentos, especialmente as da terceira idade, que não possuem tanta familiaridade para realizar estas operações com a agilidade que estes dispositivos oferecem”, esclareceu Marli Paulino.

O projeto de lei indicado pela deputada, destaca que a tecnologia está presente no dia a dia de todos e é extremamente benéfica, quando cumpre sua função de celeridade e facilidade nas atividades corriqueiras. Porém, a adoção da tecnologia pelos idosos, não é sem obstáculos, uma vez que muitos podem vir a enfrentar desafios ao usar novos dispositivos.

Conforme a proposta, compreende-se como autoatendimento, para fins desta lei, aquele disponibilizado ao usuário do serviço de forma automática e que o obrigue a efetuar seu próprio atendimento de maneira autônoma, sem a intervenção física de contratados com a finalidade de prestar auxílio aos usuários.

A proposição que se encontra em tramitação na casa de leis, prevê que os estabelecimentos que oferecem serviços de estacionamento na modalidade de autoatendimento deverão designar, durante todo seu horário de funcionamento, ao menos um atendente responsável por prestar orientação aos usuários quando necessário, em cada ponto de funcionamento deste modelo ofertado.

“Com o avanço trazido pela tecnologia, houve consigo o fenômeno do autoatendimento, uma praticidade que tem revolucionado diversos setores, no entanto, a adoção desses sistemas nem sempre é fácil para todos os públicos. E com base na dificuldade encontrada pelos idosos, principalmente quando se encontram sozinhos em locais públicos, é que construímos esse projeto”, explicou a deputada Marli.

Para completar, vale enfatizar que a terceira idade necessita ser incluída no uso da tecnologia empregada no dia a dia, sendo necessário para tanto, um conjunto de esforços por parte de toda sociedade, a fim de evitar que os idosos desenvolvam sentimentos de frustração e insegurança ao deparar-se com um caixa de estacionamento na modalidade de autoatendimento.