Grande Curitiba

Mutirão de castração de abril foi um sucesso

Foram 997 gatos e cachorros castrados na ação. Secretaria de Meio Ambiente reforça lembretes importantes para o dia da cirurgia
17 de abril de 2024 às 11:04
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) atendeu 997 animais na campanha de castração solidária de abril, ocorrida na Praça da Bíblia entre os dias 09 a 13 de abril, com animais inscritos no programa. Esse foi um recorde de atendimentos em um único mês graças à diminuição do número de faltas ou de tutores que não administraram corretamente o jejum de exatas 8 horas (o que impossibilitaria a cirurgia).

Foram castradas 347 cães fêmeas, 177 cães machos, totalizando 524 cachorros e cadelas. Foram atendidos ainda 285 gatos machos, 188 gatas, chegando a 473 felinos castrados no mutirão. A Secretaria de Meio Ambiente comemora o índice e reforça que os tutores precisam estar atentos a um checklist antes da castração.

Ao agendar a castração do seu animal, a Secretaria de Meio Ambiente vai dar um papel ao tutor com as principais orientações sobre a cirurgia, como o dia, horário e local do mutirão, além de uma lista com lembretes para o evento:

– Comprovante de endereço: Esteja com seu comprovante de endereço em mãos (pode ser impresso ou no celular);

– Lacre as caixinhas: Os gatos precisam estar em caixa de transporte adequadamente lacrada. Confira se a travinha está bem firme, orienta-se reforçar com uma trava de arame ou até um fitilho de presente. Lembre-se que os animais podem tentar fugir, então seja prudente. Para dar mais segurança ainda pode-se colocar um lençol ou uma cobertinha sobre a caixinha do gato, para que não fique assustado com o movimento e nem se sinta ameaçado por outros animais;

– Coleira adequada ao tamanho do seu pet: Lembre-se que os cães precisam estar com guia e coleira adequada ao seu tamanho, um fiozinho não vai segurar seu cachorro se ele é grandão. O animal pode ser quietinho em casa, mas na castração haverá muitos animais e pode haver disputa de território e brigas. Então esteja com guia adequada e se necessário equipe seu animal com focinheira.

– Jejum Correto – É necessário que o animalzinho esteja com privação de comida e de água de exatas 8 horas antes da cirurgia. Não adianta ir com animal há 15 horas sem comer que ele poderá correr risco de morte, os veterinários não aceitam. Na folha com as orientações sobre a castração, além do horário e dia da cirurgia, também indica-se o horário exato que o animal precisa comer e tomar água por último. Vai estar bem destacado com caneta marca texto o horário exato que o animal precisa comer e beber por último. O tutor deve-se atentar a isto, pois em caso de erro nesse preparo há risco de óbito durante a cirurgia.

Prestou atenção no checklist? Então é só cadastrar seu animal no mutirão e levar no dia seguindo todas orientações da folha de agendamento. O tutor/responsável pelo animal pode fazer o cadastro pelo site da Prefeitura na Aba Castração Solidária, pelo aplicativo Atende.Net* ou diretamente na SMMA, localizada no Parque Cachoeira. Depois disso, a equipe responsável entra em contato pelo número de telefone indicado no cadastro.

APP ATENDE.NET Sistema Android – CLIQUE AQUI  Download   
APP ATENDE.NET Sistema IOS – CLIQUE AQUI DOWNLOAD