Grande Curitiba

Fique por dentro da agenda programada para o Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo busca a conscientização para a redução de acidentes de trânsito
30 de abril de 2024 às 16:30
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O Maio Amarelo faz parte de uma campanha internacional de conscientização no trânsito e a Prefeitura de Araucária, aderindo ao movimento (como faz anualmente), programou ações educativas durante o mês.

No dia 06 de maio, a abertura oficial do Maio Amarelo será no plenarinho da Câmara Municipal, a partir das 10h. Na sequência, durante todo o mês, diversas blitz educativas serão realizadas no município, começando por uma na av. Archelau de Almeida Torres. Também durante o mês de maio, um veículo sinistrado ficará exposto na praça da Bíblia a fim de conscientizar motoristas sobre os riscos de um modo de condução irresponsável e imprudente. Outros eventos educativos serão realizados nos CRAS, escolas municipais e particulares e também em empresas (mediante solicitação).

Inclusive, as palestras educativas para conscientização no trânsito, desenvolvidas pelo Departamento de Trânsito em escolas e empresas, são realizadas durante todo o ano. Basta os interessados entrarem em contato solicitando o agendamento (3614-1742).

MAIO AMARELO

O movimento Maio Amarelo prega que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação, mas que para isso todos os envolvidos precisam agir com prudência e respeito.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, o mês de maio foi escolhido porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio tornou-se referência mundial para balanço das ações. Já a cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

EM ARAUCÁRIA

A Prefeitura de Araucária vem realizando uma série de melhorias que contribuem para um trânsito mais seguro. Embora o foco seja do Departamento de Trânsito, que faz parte da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), outras pastas contribuem para o avanço na segurança viária.

As placas de sinalização de trânsito, por exemplo, receberam substituição e recebem manutenções periódicas, assim como a sinalização horizontal (pintura). Sobre isso, o município foi pioneiro na pintura das legendas de velocidade, que são aqueles círculos em grande tamanho pintados nas vias indicando a velocidade máxima permitida. Devido ao tempo de uso, as legendas vão ficando desgastadas e já estão na programação para receberem nova pintura.

O Trânsito busca manter a qualidade da sinalização no centro, bairros e área rural e, para isso, além de ter as equipes realizando vistorias nas ruas, recebe avisos e solicitações da população pelo número 3614-1742.

Outros fatores influenciam para a segurança viária, como ciclofaixas bem sinalizadas, sinalização semafórica inovadora, asfalto de qualidade e iluminação em led, a qual proporciona maior visibilidade a todos que participam do trânsito (motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres).

É válido lembrar que, os avanços e melhorias que dizem respeito ao Departamento de Trânsito, só foram possíveis graças ao crescimento do departamento, que hoje concentra cerca de 80 funcionários e possui importante infraestrutura. Em 2022, houve 40 contratações de novos agentes de trânsito, aquisição de 8 novas viaturas (somando hoje ao total de 32 – carros, motos e caminhão guincho), evolução do estacionamento rotativo (Estar) para um sistema gratuito e 100% digital, conquista da sede própria para o departamento e aquisição da balança móvel para pesagem de cargas.

O Departamento de Trânsito ainda realiza um trabalho de monitoramento de velocidade e contagem de veículos (o que auxilia estudos estatísticos, subsidiando projetos de engenharia viária) com os radares móveis; possui etilômetros (aparelho de bafômetro) próprios, auxiliando a Guarda Municipal e Polícia Militar; emite credenciais; presta atendimentos em colisões, estacionamentos irregulares; e apoia atividades esportivas, religiosas e culturais, proporcionando segurança na realização dos eventos.

Apesar dos esforços do poder público, um trânsito mais seguro também depende de cada um. O tema é amplo e exige a participação responsável de todos que dele participam. Consciência, respeito e prudência, são palavras-chaves para evitar transtornos que, muitas vezes, podem custar vidas.