Grande Curitiba

Prefeitura oferece treinamento para que ações de prevenção virem rotina em escolas e CMEIs

O Projeto de Evacuação Escolar é uma parceria entre Educação (SMED), Segurança Pública/Defesa Civil (SMSP) e Gestão de Pessoas/DSO (SMGP)
8 de maio de 2024 às 16:41
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (07), teve início a sequência de treinamento de evacuação de prédios que ocorrerá em todas as escolas municipais e CMEIs de Araucária ao longo de 2024. A primeira unidade a participar foi a Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka, no Centro da cidade. Alunos, professores e outros trabalhadores da escola foram elogiados pela organização e calma durante a saída das salas em direção ao ponto seguro de encontro de todos: a quadra coberta. O Projeto de Evacuação Escolar é uma parceria entre a Secretaria de Educação (SMED), a Secretaria de Segurança Pública/Defesa Civil (SMSP) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (SMGP), por meio do Departamento de Saúde Ocupacional (DSO).

No período da manhã, a evacuação da escola Werka ocorreu em apenas 5min e 7 segundos, tempo menor que na simulação ocorrida em 2023. Dos alunos mais novos até os mais velhos, “ninguém ficou para trás”, e a escola mostrou organização das turmas também no ponto de encontro. Após o treinamento, a equipe responsável reforçou para todos os presentes a importância de a prevenção se tornar hábito e que a cada simulação como esta, a tendência é de que a evacuação seja mais fácil, já que todos estarão mais acostumados.

Em 2023, Araucária criou um grupo de trabalho sobre este projeto, que teve diversas reuniões para estruturar as ações. Além disso, em julho de 2023, houve a participação desses representantes em um treinamento, junto à Defesa Civil de Curitiba, sobre a atuação em situação de risco e emergência em escolas, formação promovida pelo consórcio intermunicipal das Guardas Municipais de Curitiba e Região Metropolitana e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.

De acordo com a Defesa Civil de Araucária, o treinamento visa “manter a cultura da prevenção” dentro das unidades educacionais para que todos saibam como agir em caso de uma necessidade real. Além disso, busca ressaltar o papel dos brigadistas (servidores treinados para orientar, avaliar o cenário e garantir que todos tenham saído da área de risco), que estão na rotina dessas unidades.

BRIGADISTAS – Em 2023, a Prefeitura proporcionou a formação de brigadistas para mais de 1.000 servidores, de todas as secretarias municipais. A formação foi o início do processo de implantação da brigada em cada edificação ou estabelecimento vinculado à Prefeitura. Entre os conteúdos do curso estiveram: as atribuições e responsabilidades sobre ser um brigadista; a compreensão sobre o processo de combustão (queima); técnicas de prevenção a incêndios, bem como métodos de extinção do fogo e equipamentos necessários (incluindo os de proteção individual); procedimentos sobre abandono de área quando há risco.

CALENDÁRIO – Outras duas unidades já estão na programação desse treinamento de evacuação com os alunos e profissionais. Na quinta-feira (09), a simulação ocorrerá no período da tarde no CMEI Jardim do Conhecimento. Já no dia 14 de maio, será a vez de alunos e profissionais da escola Ibraim, no CSU. O treinamento de evacuação da unidade ocorrerá de manhã e à tarde. Após essas três unidades educacionais, a ação será avaliada e serão definidas datas para as próximas unidades a serem contempladas.