Grande Curitiba

Primeira formatura do Asas Teens de 2024 entrega certificados a participantes

Iniciativa atende adolescentes e visa desenvolver habilidades e competências para o mercado de trabalho
29 de maio de 2024 às 17:08
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira (29), aconteceu a entrega de certificados para 22 adolescentes do projeto Asas para o Futuro – Teens, no Centro de Referência em Capacitação de Araucária (CRC). A iniciativa, que tem como público-alvo jovens de 14 a 17 anos, atende jovens encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros serviços de assistência social, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências para o mercado de trabalho.

Entre os conteúdos abordados nas oficinas, tem aulas de informática básica, desenvolvimento de habilidades de comunicação, uso de serviços de e-mail para fins profissionais, pesquisa e inscrição em sites de entidades qualificadoras de vagas de aprendizagem profissional (como CIEE e GERAR), preparação de currículo, simulações de entrevistas de emprego e orientações sobre comportamento e vestimenta em ambiente profissional.

A participante do Asas Teens, Nathaly Maia, de 17 anos, relata que foi muito proveitoso participar da iniciativa. Ela conta que com a ajuda do projeto sentiu-se bem preparada e foi confiante fazer sua entrevista de estágio, na qual foi aprovada. “Eu já sabia mais ou menos o que seria importante falar, tínhamos discutido em sala sobre as roupas que devem ser escolhidas e acho que também me ajudou a desenvolver a parte de comunicação, que fez com que me destaca-se quando me candidatei a vaga. Estou saindo formada do curso e com uma vaga de estágio que conquistei em uma empresa de consultas de saúde. Estou bem feliz”, conta a moradora do Fazenda Velha.

Essa foi a primeira turma do Asas Teens formada em 2024, mas outra turma já foi preenchida e está sendo chamada para começar no começo de junho. As capacitações do Asas Teens têm duração de aproximadamente 2,5 meses, com dois encontros semanais. Os alunos têm direito a isenção tarifária no transporte público para participar das oficinas e recebem um lanche no intervalo. A Secretaria Municipal de Assistência Social é a responsável pelo desenvolvimento do projeto.

.