Grande Curitiba

Cursos para público vulnerável trazem noções de cidadania e empreendedorismo para participantes

37 participantes concluíram formação do Asas Teens ou do Empreendedores do Futuro
28 de outubro de 2024 às 14:05
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Na sexta-feira (25), foi realizada a formatura do Projeto Asas Teens e do curso do CIEE em parceria com a Prefeitura, Empreendedores do Futuro. A entrega dos certificados aconteceu no anfiteatro da Prefeitura. Foram 17 alunos do Curso Empreendedores do Futuro e 20 do Asas Teens que concluíram as formações – ambas visam capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade para que possam criar ferramentas para superação de sua condição, bem como estimular a formação de cidadãos capacitados.

Asas Teens é um Projeto Social da Prefeitura de Araucária ministrado por educadores do Centro de Referência de Capacitação, da Secretaria Municipal de Assistência Social. As oficinas de preparação para o mercado de trabalho dão dicas sobre produção de currículo e de preparação para entrevista de emprego, além de ensinar informática básica.

O curso Empreendedores do Futuro foi realizado em uma parceria do CIEE, com a Prefeitura de Araucária, parceiros (Sucesu PR e Lions Batel) e palestrantes externos; visando formar jovens com capacidade crítica e empreendedora, tendo na sua grade os conteúdos: empreendedorismo criativo, informática básica, projeto de vida, autoconhecimento, oficinas antirracismo, diversidade, cuidado socioambiental, prevenção do uso e/ou abuso de drogas, prevenção e conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis, etc. Os alunos do Curso Empreendedores do Futuro ganharam um computador das instituições parceiras com a conclusão da formação.

Kauã Lemos Rodrigues de Souza, de 17 anos é um dos formandos do Empreendedores do Futuro. “Iniciei o curso com foco em ferramentas de escritório, como o Excel e Word, mas aos poucos eu notei que algumas matérias extras e algumas oficinas seriam extremamente importantes, matérias como matemática, economia e conhecimentos gerais, que antecederam a própria parte da computação e do Pacote Office. O conhecimento adquirido para a criação de planilhas e documentos afeta diretamente meu emprego e meus futuros planos, pois planejo cursar engenharia da computação na faculdade e além da programação é necessário ter conhecimentos básicos de computação, que foram ensinados no curso. Gostei bastante da oportunidade”, relata o morador da Campina da Barra.

Encaminhamento dos CRAS

Os cursos vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social atendem o público vulnerável do município e encaminham usuários que são acompanhados pelos CRAS para as capacitações e oficinas.