Grande Curitiba

Obra do novo CMEI Iguatemi entra na etapa final; atendimento deve saltar de 27 para 228 crianças

Expectativa é que a obra seja concluída no mês de dezembro; tempo necessário para deixar tudo preparado para o atendimento começar no início do ano letivo de 2025
19 de novembro de 2024 às 16:42
(foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – As obras do novo prédio do CMEI Professora Maria de Lourdes da Silva Chagas, no Jardim Iguatemi, entraram na etapa final. A nova estrutura chama atenção por ser 15 vezes maior que o prédio atual. No momento, os trabalhos na unidade se concentram em pinturas internas e na construção de muros. Segundo a Secretaria de Obras (SMOP), que acompanha o desenvolvimento da construção, a expectativa é que a obra seja concluída no mês de dezembro; tempo necessário para deixar tudo preparado para o atendimento começar no início do ano letivo de 2025. Já a Secretaria de Educação (SMED) destaca que, após a obra entregue, a unidade deixará de atender a apenas 27 crianças (atualmente) para chegar a receber 228 crianças da região; crianças na faixa etária de 0 a 5 anos.

O novo prédio está sendo localizado em um terreno que fica ao lado do espaço do Projeto Garoto Cidadão e da Escola Egipciana, unidade que também ganhou um novo prédio recentemente. O tamanho do novo prédio do CMEI surpreende: dos atuais 117 m², o novo prédio passará para 1.847,87 m². Isso inclui as 12 salas de aula, laboratório de artes, sala multiuso e local específico para guardar material pedagógico. A fim de comparação, somente o futuro pátio coberto da unidade terá 209 m². Para melhorar o acesso de pedestres e veículos tanto ao CMEI quanto à escola, o local já ganhou uma via interna e calçadas. Logo na entrada do CMEI haverá espaço coberto de embarque e desembarque das crianças para facilitar, por exemplo, a entrada e saída nos dias de chuva.

DESTAQUES – Conforme o projeto elaborado pela equipe da Secretaria de Planejamento (SMPL), o novo prédio do CMEI terá linguagem visual que remete ao projeto da ‘vizinha’ Escola Egipciana. Diversas salas já contam com detalhes em cores vibrantes, como ocorre também na escola próxima. Os ambientes do novo CMEI são amplos, com valorização da iluminação natural e as cores pensadas para um ambiente acolhedor e agradável.

O local terá uma biblioteca agradável, pensada especificamente para a faixa etária das crianças matriculadas. Além de mesas, nesse espaço de leitura haverá um tablado de madeira (já montado) com almofadas e uma piscina de bolinhas. Um escorregador para acesso ‘divertido’ entre o piso superior e o térreo promete fazer a alegria das crianças. Esses são apenas alguns detalhes (de muitos) projetados para proporcionar um ambiente de bem-estar, integração e aprendizado.

Assim como ocorreu em outras unidades da Prefeitura, o projeto do CMEI Iguatemi também contempla melhorias na área administrativa. A estrutura de apoio aos servidores inclui cozinha e vestiário. Os servidores também contarão com estacionamento próprio, com vagas para carros e motos.