PROERD formou cerca de 50 mil estudantes ao longo de 24 anos de atuação em Araucária
COM ASSESSORIAS – Com objetivo de transmitir a ideia de valorizar a vida, de defesa da cultura da paz e de manter-se longe das drogas e da violência, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) completa 24 anos em Araucária. Ao longo desse período, é estimado que cerca de 50 mil alunos do município, de instituições públicas e particulares, tenham participado do programa realizado pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SMED). Nesta semana, mais um grande grupo de estudantes, acompanhado de familiares e amigos, comemorou a formatura do PROERD.
As atividades do programa com os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental são realizadas por instrutores capacitados pela Polícia Militar do Paraná. Atualmente, essa atribuição em Araucária está a cargo do 2º Sargento Elizeu Gomes Terra. A formação ocorre em dez aulas e transmite informações sobre o uso de drogas, tomada de decisões assertivas, bullying, buscando mostrar aos estudantes como se distanciar de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas vindas de pessoas com más intenções e a sempre acionar os pais ou responsáveis, professores e adultos quando precisarem de auxílio. A Prefeitura/SMED auxilia com o material didático (livro do Estudante PROERD “Caindo na real”), o certificado de conclusão e a camiseta utilizada na formatura. Todos os anos, aproximadamente 2 mil crianças são formadas em Araucária.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi criado em 1983, nos Estados Unidos, com o nome de Drug Abuse Resistence Education (DARE). O programa chegou ao Brasil em 1992, inicialmente no Rio de Janeiro e hoje está em todo o território nacional.
FORMATURA – Na formatura desta semana, realizada na última segunda-feira (25), na 9ª Igreja do Evangelho Quadrangular, participaram 364 estudantes das seguintes escolas municipais: Professora Ceci Cantador, João Sperandio, Professora Nadir Nepomuceno, Professora Egipciana Carrano, Alderico Ozório, Professor Ambrósio Iantas, Professora Maria Aparecida Torres, Sebastião Tavares, além do Colégio Metropolitana, instituição particular. O evento foi comandado pelo 2º Sargento Maurício Lopatiuk e contou com apresentações do Palhaço Azedo, do Palhaço Ziza e do mascote do PROERD, o leão DAREN.