Grande Curitiba

Suspensão temporária da ROMU não terá impacto na segurança

Secretário explica que a interrupção foi necessária para regulamentar o serviço, mas que o efetivo da Guarda Municipal nas ruas vai inclusive aumentar
9 de janeiro de 2025 às 09:48
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Diante da onda de desinformação que se seguiu ao anúncio da suspensão temporária da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), feito pela Secretaria de Segurança Pública de Araucária (SMSP) na terça-feira (07), nesta quarta (08) o secretário Laércio Aguiar postou um vídeo nas redes sociais da Prefeitura para esclarecer o assunto, ao lado do diretor operacional, Márcio Cantelle, e do coordenador do setor, Aldemiro Matiak.

“A ROMU não vai acabar, nós não somos contra a ROMU, ela só foi suspensa temporariamente até que o serviço seja regulamentado”, destacou o secretário. “Eu vou receber os guardas municipais que atuavam na ROMU. Eles vão reforçar as equipes operacionais, e o atendimento à população não será afetado”, garantiu Cantelle.

“Nós faremos de tudo para que a ROMU volte a operar o mais rápido possível, mas nesse meio tempo a população não ficará desprotegida. Na prática, a única mudança será a seguinte: o guarda municipal que trabalhava na viatura da ROMU vai passar a atuar na viatura da Guarda Municipal, sem qualquer prejuízo do policiamento ostensivo. E o efetivo vai inclusive aumentar”, resumiu Aguiar.