Dois projetos do Paraná são selecionados para próxima fase de prêmio de voluntariado empresarial

COM ASSESSORIAS – Foi divulgada a lista das 84 iniciativas sociais classificadas para a 4ª edição do Prêmio Aplaude – Ações Voluntárias que Transformam, que reconhece e valoriza ações de voluntariado promovidas por empresas e organizações brasileiras. Criada em 2022, a premiação é idealizada pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) e realizada pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), organização da sociedade civil que atua há 10 anos como Secretaria Executiva do conselho.
“Nos últimos três anos, o Prêmio Aplaude já reconheceu a atuação de 22 empresas públicas, privadas e organizações da sociedade civil responsáveis por atividades voluntárias que produziram impacto transformador na sociedade e inspiraram um país melhor”, afirma Gislaine Catanzaro coordenadora de Projetos e Programas do CIEDS e coordenadora da Secretaria Executiva do CBVE. As outras edições somaram 210 projetos inscritos que, juntos, mobilizaram 230.500 voluntários e impactaram 14,4 milhões de pessoas.
Para 2025, foram inscritas 97 iniciativas, de 63 empresas e organizações da sociedade civil, representando 10 estados brasileiros. Do Paraná, foram selecionados para a próxima fase o Projeto Raízes Risotolândia (Destaque em Meio Ambiente), da Risotolândia Indústria de Alimentos, de Araucária; e Joga Junto Voluntariado Corporativo (Voluntariado nas OSC), da ASID Brasil, de Curitiba.
Os classificados agora passarão por uma análise técnica feita por especialistas que avaliarão os trabalhos de acordo com cada categoria: Iniciativa destaque em Educação, Iniciativa destaque em Diversidades, Iniciativa destaque em Legado, Iniciativa destaque em Meio Ambiente, Programa de Voluntariado do Ano, Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Iniciativa Destaque em Comitê de Voluntariado. Os finalistas serão anunciados no dia 22 de agosto e os vencedores conhecidos na cerimônia de premiação, que será no último trimestre de 2025.