Grande Curitiba

Prefeitura lança Programa Compra Direta

Iniciativa fortalece agricultura familiar e garante acesso a alimentos de qualidade para famílias em vulnerabilidade
10 de julho de 2025 às 09:21
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – Foi realizada nesta quarta-feira (09), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Industrial, uma das primeiras entregas do Programa Compra Direta em Araucária. A iniciativa tem como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade e apoiar a agricultura familiar local. Até maio de 2026, cerca de 1.000 famílias devem ser beneficiadas.

O programa lançado é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB). A proposta consiste na aquisição direta de alimentos de agricultores familiares do estado, que são disponibilizados às famílias atendidas pelos CRAS do município.

Nesta entrega, 29 famílias foram contempladas no CRAS Industrial. A seleção das famílias é feita pelas equipes técnicas dos Centros de Referência, com base em critérios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e na participação dos usuários em oficinas e demais atividades socioassistenciais.

As entregas serão realizadas semanalmente, contemplando um CRAS por vez. Inspirado no formato de feira livre, o programa permite que as famílias escolham os alimentos conforme suas preferências, incentivando a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. Além disso, esse formato gera autonomia, responsabilidade de grupo e proporciona dignidade ao permitir que as pessoas tenham direito de escolha.
Entre os itens disponíveis estão arroz, feijão, pão caseiro, ovos, farinhas (como fubá e farinha de milho), doce de frutas, hortaliças, legumes e polpas de frutas congeladas.

Uma das beneficiárias, moradora do bairro Shangai, destacou a importância da ação: “É difícil comprar frutas e verduras. A gente acaba comprando só o básico, como arroz e feijão. Com esses alimentos conseguimos montar refeições mais nutritivas, e tudo tem muita qualidade. Fiquei muito feliz por ter sido contemplada. Alimentação é um direito básico, mas infelizmente ainda não é uma realidade garantida para todos”, afirmou a jovem de 22 anos, que vive com o marido e o filho de 7 anos.