Conferência Municipal de Assistência Social debate propostas para fortalecer a área

COM ASSESSORIAS – Nos dias 10 e 11 de julho, Araucária realizou a XV Conferência Municipal de Assistência Social, que neste ano teve um caráter especial: a celebração dos 20 anos de criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um marco na consolidação de direitos, fruto de construção coletiva, diálogo e mobilização social.
O encontro, realizado no auditório do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), resultou na aprovação de 50 propostas em nível municipal, 23 para a esfera estadual e 15 para o âmbito federal. Com o tema “Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência reafirmou o compromisso do município com a dignidade, a equidade e a justiça social, mesmo diante dos desafios contemporâneos.
A palestra magna foi conduzida pela assistente social do Ministério Público, Denise Colin, com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. Segundo a palestrante, momentos como esse são fundamentais para o aprimoramento contínuo das políticas públicas. “Na minha fala explico como funciona uma conferência, sua finalidade, importância e legitimidade. Com a avaliação estatística e qualitativa dos serviços, conseguimos visualizar o que precisa ser melhorado e pensar em soluções”, destacou.
Ao final do evento, também foi realizada a eleição das delegadas e dos delegados que representarão Araucária na XV Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para os dias 7, 8 e 9 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu.