Grande Curitiba

Semana Pedagógica começa com aula show de Leandro Karnal

Araucária garantiu a inscrição de 2.300 profissionais da rede municipal no evento; profissionais de outras cidades da região também participam.
29 de julho de 2025 às 11:25
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – O primeiro dia da Semana Pedagógica de Araucária deu uma noção do alto nível de conteúdos pensados para os profissionais da rede municipal de ensino, entre professores do ensino fundamental e educação infantil, pedagogos e diretores. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) garantiu a inscrição de 2.300 profissionais da rede no evento que, dessa vez, ocorre dentro da programação do Congresso Conhecer PR 2025. Outros profissionais da Educação da região também participam do encontro. O professor, historiador e escritor Leandro Karnal foi o destaque do primeiro dia.

A Semana Pedagógica 2025 segue até 04 de agosto e promete ficar na história como a maior edição já realizada. A relação de palestras conta com especialistas de destaque nacional na educação brasileira. Os profissionais da rede municipal vão participar, ao longo da semana, das atividades da programação correspondentes ao seu período de hora-atividade. A Semana Pedagógica faz parte da série de formações oferecidas pela Prefeitura aos profissionais da rede municipal de ensino ao longo do período letivo. O evento ocorre nas dependências do Araucária Acqua Park.

Com leveza e humor, Leandro Karnal falou aos professores ao longo de uma hora sobre experiências, relatos e práticas que conversam com a rotina em sala de aula: “Nós, professores, precisamos muito dessa capacitação contínua. Lidamos com jovens, crianças e adolescentes. Precisamos estar atentos ao mundo. Aquilo que nos ensinaram na faculdade, na Licenciatura, aquilo que a gente aprendeu em Didática, agora está sendo confrontado por inteligência artificial, por convivência com a diversidade, por neuroatipificidade e a gente não foi treinado para isso”. E acrescentou: “Por isso que é importante que, nós que trabalhamos com Educação, nos encontremos para fortalecer o nosso propósito, ressaltar valores e atualizar o nosso conhecimento. Professor é aluno permanente. Ele estuda sempre”.

Karnal também destacou a importância do professor e reforçou que a inteligência artificial jamais vai substituir a sensibilidade humana: “Qualquer pessoa mediana podia dar aulas há 50 anos, porque o professor tinha uma autoridade incontestável. Hoje, vocês têm que cativar uma turma”, comparou. O autocuidado e a capacidade de relacionamento com os alunos e com colegas de trabalho também entraram na discussão.

Referências

Também nesta segunda-feira (28), participaram do evento as educadoras Brunela Santos (“Limites na Primeira Infância”) e Luciana Brites (“Educação Infantil: A Época de Ouro do Neurodesenvolvimento – Como as Neurociências Podem Transformar a Prática Pedagógica”) e o especialista em gestão de pessoas Dalmir Sant’Anna (“Oportunidades: Reconheça as Chaves para Desenvolver as suas Competências”).

Nesta terça-feira, 29 de julho, a programação inclui a apresentação do especialista em gestão de pessoas Júlio Furtado, sobre “Pedagogia Histórico-crítica e Formação Docente”. No dia 30 é a vez da escritora e professora Ester Assis, que fala sobre “Neurodesenvolvimento e Educação Especial”, e no dia 31 da psicopedagoga Marcia Amplatz, com a palestra “Sem Medo da Matemática: O Papel do Professor na Construção do Raciocínio Lógico”.

Já em 1.º de agosto, a pós-doutora Katia Ethiene discute “Inteligência Artificial: Desafios Éticos e Pedagógicos”. E em 04 de agosto, último dia, a especialista em psicopedagogia Evelise Portilho encerra a apresentação tratando de “Um Olhar Metacognitivo para nossas Aprendizagens”.