Grande Curitiba

CIOSP é referência no Estado em Segurança Pública

Lideranças na área da Segurança Pública visitam o sistema. Vice-prefeito de Ponta Grossa conheceu a sede do CIOSP Campo Largo e quer implantar mesmo equipamento no município vizinho.
27 de janeiro de 2021 às 17:20
(Foto: Assessoria Prefeitura de Ponta Grossa)

COM ASSESSORIAS – O Centro de Integração de Operações em Segurança Pública de Campo Largo – CIOSP é referência no Estado em efetivação de ações de segurança, resultando na queda de números de furtos/roubos e outros crimes no município.

A Muralha Virtual em Segurança foi visitada nesta terça-feira (26/01) pelo vice-prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo Hladyszwski, acompanhado da Secretária de Cidadania e Segurança Pública do município vizinho, Tânia Sviercoski, junto à Comandante da Guarda Municipal vizinha, Maribel Krum de Andrade.

O equipamento de Segurança Pública CIOSP foi inaugurado em setembro de 2020 e comporta tecnologia e inovação de ponta que ampliam e monitoram toda a cidade. Durante a visita, as lideranças públicas acompanharam uma ação de apreensão de um veículo com alerta de furto que, em menos de 5 minutos, a Guarda Municipal de Campo Largo executou a abordagem do veículo e motorista.

O vice-prefeito de Ponta Grossa disse que o município vizinho já possui um sistema de monitoramento por câmeras e quer ampliá-lo com a implantação de um centro de segurança – como a muralha virtual CIOSP – trazendo a inteligência compartilhada com alta tecnologia e inovação, como contempla Campo Largo.

O CIOSP já compartilha dados com a RMC e Prefeitura de Curitiba – que instalou recentemente um equipamento em segurança semelhante – que integra dados com a SESP/PR (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Campo Largo faz outras conexões – em andamento – como a integração e o compartilhamento de dados com o Detran e com o Ministério da Justiça, serviço nominado Sistema Cortex – com interação aos sistemas da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, no monitoramento de veículos.

O Coordenador do CIOSP Campo Largo, Guarda Municipal Arruda, explica que através da tecnologia desenvolvida pelo sistema há uma expressiva queda nos índices de furtos e roubos de carros e a residências do município. A vigilância 24 horas também possibilitou a identificação de quadrilhas de roubo de cargas e de tráfico de drogas existentes na cidade – e que por aqui passam, encaminhado as informações para investigação da Polícia Civil.

Também acompanharam a visita o Chefe de Gabinete do vice-prefeito de Ponta Grossa e o Diretor de Tecnologia e Inovação da cidade vizinha, Rogério Luiz Buchner.