Grande Curitiba

Educação Municipal inicia II Semana Pedagógica

Conectando a realidade do ensino remoto às estratégias de aprendizado diferenciadas, psicólogo dialoga com profissionais da Educação Municipal sobre tema: "Professor em tempo de pandemia: O cuidado com o ser humano"
2 de julho de 2021 às 16:37
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Aconteceu nesta quinta-feira (01/07) o encontro online, com a presença do prefeito Maurício Rivabem, abrindo a II Semana Pedagógica da Secretaria de Educação de Campo Largo. A palestra e o tema central da reunião foram ministrados pelo psicólogo Guilherme Davoli que fez uma abordagem sobre: “Professor em tempo de pandemia: O cuidado com o ser humano”.

O diálogo trouxe reflexões diante das dificuldades enfrentadas com a pandemia, especialmente no tocante ao cuidado individual – “não podemos esquecer de cuidar de nós mesmos; precisamos estar bem para podermos cuidar do outro”, destacou Davoli. O psicólogo também ressaltou a importância e a necessidade do trabalho em equipe, no coletivo, da troca com os pares, da união e da vida em conjunto para a construção de novos caminhos e novas ferramentas que tragam amplo e assertivo aprendizado aos estudantes.

A secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco, enfatizou que a saúde mental do professor, assim como das crianças, foi prejudicada durante a pandemia devido a fatores como estresse, ansiedade e sobrecarga de trabalho. No período da quarentena, esses profissionais tiveram que adaptar o ensino presencial para o digital e nem todos estavam preparados para esse novo modelo de aprendizagem.

A nova configuração de trabalho, somada com afazeres domésticos e outras preocupações, gera uma sobrecarga e o desgaste emocional. A secretária observa que a influência e a ação de um profissional da Psicologia neste momento tão frágil e difícil, é fundamental, tanto para que o professor se veja valorizado como profissional, como pessoa, quanto para que ele lide com as dificuldades e demandas de trabalho do dia a dia.

O prefeito Maurício Rivabem lembra que é filho de professora e entende na prática as dificuldades enfrentadas na área, em especial em tempos de pandemia. Ele ressaltou a importância do trabalho na II Semana Pedagógica como instrumento de construção de novos aprendizados, tanto para o profissional da área quanto para os estudantes.

Participaram do encontro online cerca de 900 profissionais da Educação Pública Municipal de Campo Largo.