Grande Curitiba

Educação Municipal dialoga com diretores das Escolas Públicas sobre volta às aulas

Retorno está previsto para 21/07, no modelo Híbrido, aos estudantes da Rede Municipal de Ensino
6 de julho de 2021 às 17:28

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta segunda-feira (05/07), a secretária de Educação de Campo Largo, Dorotéa Stoco, promoveu um encontro, com todas as medidas de biossegurança contra a pandemia, no auditório da Escola Municipal Reino da Loucinha, com os diretores das escolas municipais e CMEI’s para definir estratégias para o retorno das aulas presenciais no modelo híbrido, abordando sobre as medidas de segurança contra a Covid-19 aos profissionais, às crianças e às famílias.

A secretária ressaltou a importante função das instituições de ensino no acolhimento dos estudantes e familiares, respeitando o protocolo de volta às aulas. O momento de retomada será gradativo e acontecerá de forma escalonada, quinzenalmente, ou seja, uma semana presencial e uma semana remota.

O 2º semestre letivo iniciará com a Formação Continuada aos profissionais da Educação nos dias 19 e 20/07. “Este será um período que exigirá um trabalho intenso e focado na aprendizagem dos estudantes”, disse Dorotéa Stoco.

A diretora do Departamento Pedagógico do município, Adriane Carneiro Ferreira, afirmou que a retomada é de suma importância assim como o planejamento a partir do plano de trabalho de cada docente, diante do resultado das atividades diagnósticas realizadas no 1º trimestre letivo. A Educação Municipal vem atualizando estratégias e didáticas de aprendizado na busca da superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes no período da escola “home office”.

Nos próximos dias 21, 22 e 23/07, cada escola municipal organizará encontros entre professores, pais e estudantes para apresentar o protocolo institucional de como se dará a retomada das atividades escolares.

MODELO HÍBRIDO – A modalidade de ensino ainda se faz necessária e exige uma abordagem pedagógica combinada com atividades presenciais e atividades remotas, com o foco no processo de aprendizagem à realidade dos estudantes.

Nos momentos em que os estudantes estão em atividades remotas, o professor oportunizará materiais de estudo em diferentes formatos – digitais, físicos, através de problematizações, desafios, jogos, materiais navegáveis, sites e vídeos – com o objetivo de instigar o estudante a refletir sobre o conteúdo e buscar soluções de forma ativa, com o acompanhamento atento do docente.

Nos momentos presenciais, serão realizadas as retomadas, aprofundamentos e consolidação do que foi, inicialmente, visto pelo estudante. O foco será nas dificuldades apresentadas pelos estudantes.

“Este trabalho exigirá novos desafios aos profissionais, os quais certamente estão dispostos a realizá-los para acolher os estudantes e desenvolver a integral ação pedagógica com a mesma competência que vêm realizando durante todo esse momento pandêmico, através de estudo, atualização e sempre se reinventando”, finalizou a secretária.