Grande Curitiba

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional elege Mesa Executiva para ações à qualidade da alimentação da população

COMSEA tem por objetivo assessorar a Administração Pública na formulação de políticas públicas na área de Segurança Alimentar e Nutricional que visem à garantia do direito humano à alimentação adequada
22 de julho de 2021 às 11:55
(Foto ilustração)

COM ASSESSORIAS – A Lei Municipal Nº 2.860, de 31 de março de 2017, cria o COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) no município de Campo Largo. Nesta quarta-feira (21/07), os membros do conselho, já intitulados em Conferência realizada no dia 29/06/2021, elegeram a Mesa Executiva para oficializar ações e políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade alimentar da população campo-larguense.

Ficou definida a Mesa Executiva com os seguintes representantes:

Presidente: Ana Maria de Souza Nascimento (PROVOPAR);
Vice-presidente: Pr. Eliandro dos Santos Viana (Igreja Batista);
1° Secretário: Pr. Eliezer Oklaiven Pain (Comunidade Cristã Nova Criatura);
2° Secretário: Lucas Luiz de Souza (Igreja Católica);
1° Tesoureiro: Viviane do Rocio Jans Moretti (Secretaria Municipal de Saúde);
2° Tesoureiro: Celso Vedam (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).

O conselho é formado por representantes da Administração Pública e sociedade civil organizada. Trata de todas as políticas públicas voltadas ao tema e na oferta de possibilidades para o desenvolvimento do setor, como instalação de hortas comunitárias, de restaurantes populares às pessoas mais necessitadas, especialmente; também trata de ações de fiscalização na cadeia alimentar, com objetivo final da melhoria do valor nutricional da alimentação populacional.

O COMSEA tem caráter consultivo, em parceria com o Governo Municipal, sociedade civil, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. O mesmo propõe diretrizes, projetos e ações prioritárias da Política e do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional a serem incluídos no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual do município.

Além de planejar e gerar ações e políticas públicas à área, o COMSEA atua no incentivo a articulação e mobilização da sociedade civil organizada para implementação de ações voltadas ao combate às causas da miséria e da fome, estabelecendo indicações de prioridades.

EFETIVIDADE COMSEA – A Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é implementada a cada dois anos e estabelece parcerias que garantam mobilização e racionalização no uso de recursos disponíveis, bem como promove e coordena campanhas de conscientização da opinião pública.

Saiba mais sobre a Lei Municipal Nº 2.860 – que cria o COMSEA – neste portal de notícias, nos seguintes links: Imprensa Oficial / Leis Municipais.